Região de Guanambi

INB alcança 91% da meta de movimentação de material na mina de urânio em Caetité

Publicado por
Compartilhado

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) informou que as atividades na Mina do Engenho, em Caetité/BA, atingiram no mês de abril a movimentação total de 68.134 m³ de material, o que representa 91% da meta planejada de 75.000 m3/mês. Segundo a estatal, a lavra engloba as atividades de perfuração, detonação, carregamento, transporte e disposição de material; em caso de estéril – rochas que não apresentam urânio ou que apresentam em concentrações inferiores ao mínimo necessário para minerar.

Este material é destinado para a Pilha de Estéril e se for minério, para o pátio de estocagem. A mineração de urânio foi retomada na Unidade de Concentração de Urânio-URA da Indústrias Nucleares do Brasil – INB em dezembro de 2020.

Anúncio

O índice foi comemorado pelo diretor de Recursos Minerais, Rogério Mendes Carvalho, que ressaltou a superação de dificuldades da mineração. “Esta produção e performance foram alcançadas em um mês onde a Unidade ainda trabalhava com severas restrições quanto a movimentação de minério e com limitações de disposição de estéril na ‘Pilha de estéril e de minério lixiviado’”.

De acordo com o gerente de Planejamento e Lavra, Adriano Quadros, a INB estava aguardando a emissão da Autorização de Supressão de Vegetação (ASV), também conhecido como desmatamento, que foi concedida no dia 1º de junho pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) possibilitando, dessa forma, a ampliação da área de disposição de estéril.

Além disso, informou que a INB está construindo uma bacia para o bombeamento das águas de chuvas que poderão vir a acumular no fundo das cavas da Mina visando atender às questões ambientais e ao futuro aproveitamento da água na Usina de Beneficiamento da URA. Após a construção da bacia e a sua operacionalização, a INB poderá iniciar a movimentação de minério da cava 2 da Mina para o pátio de estocagem de minério/britagem, atendendo assim uma das exigências da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A nota pulicada no site da empresa afirma que o superintendente de Produção de Caetité, José Tomaz Pontara Júnior, está otimista com as perspectivas na Mina. “Os resultados da Mina estão aumentando a cada dia para atingir a meta que foi estabelecida”, antecipou Tomaz. “Entretanto, para que a URA consiga atingir sua maior meta, que é a entrega e o embarque de 120 t do nosso produto, ainda neste ano de 2021, é muito importante que a Usina de Beneficiamento esteja operando plenamente em regime de 24 h, sete dias por semana”, ponderou. “Além da Usina é necessário fortalecer a sinergia entre as áreas de apoio, principalmente, a de Manutenção e a de Suprimentos, para que a tempo e a hora consigam ajudar o pessoal da produção a fazer essa entrega” acrescenta.

Tomaz Pontara destaca ainda que a INB está trabalhando para aumentar a capacidade de produção da Usina de Beneficiamento nos próximos anos e também para consolidar os dados dos recursos minerais disponíveis na região, que têm o potencial de manter a URA operando por vários anos. “O futuro da URA é muito bom, porque temos o mais importante no empreendimento mineiro: os recursos minerais e os recursos humanos. A somatória deles garante o sucesso de qualquer empreendimento mineiro”, finaliza.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 8 de junho de 2021 07:39

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio