21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

INB alcança 91% da meta de movimentação de material na mina de urânio em Caetité

Mais Lidas

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) informou que as atividades na Mina do Engenho, em Caetité/BA, atingiram no mês de abril a movimentação total de 68.134 m³ de material, o que representa 91% da meta planejada de 75.000 m3/mês. Segundo a estatal, a lavra engloba as atividades de perfuração, detonação, carregamento, transporte e disposição de material; em caso de estéril – rochas que não apresentam urânio ou que apresentam em concentrações inferiores ao mínimo necessário para minerar.

Este material é destinado para a Pilha de Estéril e se for minério, para o pátio de estocagem. A mineração de urânio foi retomada na Unidade de Concentração de Urânio-URA da Indústrias Nucleares do Brasil – INB em dezembro de 2020.

O índice foi comemorado pelo diretor de Recursos Minerais, Rogério Mendes Carvalho, que ressaltou a superação de dificuldades da mineração. “Esta produção e performance foram alcançadas em um mês onde a Unidade ainda trabalhava com severas restrições quanto a movimentação de minério e com limitações de disposição de estéril na ‘Pilha de estéril e de minério lixiviado’”.

De acordo com o gerente de Planejamento e Lavra, Adriano Quadros, a INB estava aguardando a emissão da Autorização de Supressão de Vegetação (ASV), também conhecido como desmatamento, que foi concedida no dia 1º de junho pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) possibilitando, dessa forma, a ampliação da área de disposição de estéril.

Além disso, informou que a INB está construindo uma bacia para o bombeamento das águas de chuvas que poderão vir a acumular no fundo das cavas da Mina visando atender às questões ambientais e ao futuro aproveitamento da água na Usina de Beneficiamento da URA. Após a construção da bacia e a sua operacionalização, a INB poderá iniciar a movimentação de minério da cava 2 da Mina para o pátio de estocagem de minério/britagem, atendendo assim uma das exigências da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A nota pulicada no site da empresa afirma que o superintendente de Produção de Caetité, José Tomaz Pontara Júnior, está otimista com as perspectivas na Mina. “Os resultados da Mina estão aumentando a cada dia para atingir a meta que foi estabelecida”, antecipou Tomaz. “Entretanto, para que a URA consiga atingir sua maior meta, que é a entrega e o embarque de 120 t do nosso produto, ainda neste ano de 2021, é muito importante que a Usina de Beneficiamento esteja operando plenamente em regime de 24 h, sete dias por semana”, ponderou. “Além da Usina é necessário fortalecer a sinergia entre as áreas de apoio, principalmente, a de Manutenção e a de Suprimentos, para que a tempo e a hora consigam ajudar o pessoal da produção a fazer essa entrega” acrescenta.

Tomaz Pontara destaca ainda que a INB está trabalhando para aumentar a capacidade de produção da Usina de Beneficiamento nos próximos anos e também para consolidar os dados dos recursos minerais disponíveis na região, que têm o potencial de manter a URA operando por vários anos. “O futuro da URA é muito bom, porque temos o mais importante no empreendimento mineiro: os recursos minerais e os recursos humanos. A somatória deles garante o sucesso de qualquer empreendimento mineiro”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas