Vitória da Conquista vai receber primeiro lote de vacinas da Pfizer e imunizar grávidas e puérperas

O município de Vitória da Conquista deve receber um lote 972 doses da vacina da Pfizer. Os imunizantes já estão no Núcleo Regional de Saúde (NRS), mais ainda não foram repassados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que foi informada nesta terça-feira (8) sobre o quantitativo reservado.

A previsão é de que a entrega ocorra nesta quarta-feira (9). Segundo a pasta, as doses serão utilizadas, exclusivamente, na imunização de gestantes e puérperas. O cronograma deve ser divulgado no mesmo dia.

A vacinação deste grupo está interrompida há algumas semanas, devido à não recomendação da aplicação de doses da vacina da AstraZeneca e à falta da Coronavac.

Ainda nesta terça-feira (8), a Secretaria suspendeu a aplicação de vacinas dos grupos convocados  para os próximos dias devido ao encerramento das doses. No fim da noite, após a confirmação das doses da Pfizer, a prefeitura emitiu nota anunciando a chegada.

Vacinação de jornalistas

A prefeitura também emitiu informações sobre a vacinação de jornalistas de 40 ou mais, conforme Resolução nº 085/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e sobre a chegada de doses da vacina Pfizer para o município.

A SMS informou que programa a vacinação dos profissionais cadastrados, e que atendam aos critérios da resolução da CIB, já para quando chegar a nova remessa de doses da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A ação da SMS atende à mobilização da categoria, tendo à frente o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), que tem como delegada em Vitória da Conquista a fotógrafa Edna Nolasco. Ela esteve com a prefeita Sheila Lemos esta semana e defendeu a ampliação do público além do critério dos 40 anos ou mais.

O pleito da delegada sindical será atendido, de acordo com a chegada de doses suficientes, considerando que ainda há públicos prioritários como os trabalhadores da Saúde aguardando a suplementação de doses, já que a quantidade desses profissionais no município é maior que o estimado pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), utilizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile