Região de Vitória da Conquista

Vitória da Conquista vacina gestantes a partir de 32 semanas, com comorbidades e puérperas nesta quinta-feira

Publicado por
Compartilhado

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista vai vacinar gestantes com 32 semanas ou mais, gestantes com comorbidades em qualquer idade gestacional e puérperas com até 45 dias pós-parto. A limitação do grupo de vacinação se deve ao fato da quantidade reduzida de doses disponibilizadas. Por conta do fim dos estoques, a vacinação dos demais grupos, iniciada esta semana, foi suspensa na cidade.

O município recebeu 972 doses da vacina fabricada pela Pfizer na tarde desta quarta-feira (9). A vacinação desse público vai acontecer apenas no drive-thru da Ufba, no bairro Candeias, e no ponto fixo para pedestres do Colégio Paulo VI, no horário reduzido das 9h às 13h, pois a vacina Pfizer só pode ser utilizada em até 6h após diluída.

No momento da vacinação, é necessário apresentar documento pessoal com CPF, comprovante de residência e, como comprovação, as gestantes devem apresentar também prescrição médica indicando a vacinação após avaliação de risco-benefício e caderneta da gestante. Aquelas que estiverem dentro do grupo de gestantes com comorbidades devem levar também o relatório médico que comprove a condição de saúde. As puérperas, precisam apresentar a certidão de nascimento do bebê.

Na zona rural, as gestantes e puérperas também serão vacinadas com as sobras de segundas doses da CoronaVac, seguindo a determinação da última Resolução CIB 102/2021.

Por conta das especificidades do imunizante, os enfermeiros e técnicos em enfermagem das equipes de vacinação da Atenção Básica receberam, ainda na tarde desta quarta-feira (9), na Rede de Frio, um treinamento e demonstração da diluição da vacina Pfizer, que possui um processo de preparação e aspiração diferente das vacinas CoronaVac e AstraZeneca que, até então, eram os únicos imunizantes utilizados no município.

Cada frasco da vacina Pfizer contém líquido suficiente para seis aplicações e para não haver perda de doses durante o treinamento, foram convocadas gestantes e puérperas que foram vacinadas na própria Rede de Frio com as doses de um frasco que precisou ser aberto para demonstração.

Esta postagem foi publicada em 10 de junho de 2021 06:44

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Confira as vagas de emprego abertas nesta segunda em Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Senhor do Bonfim

Nesta segunda-feira, 6 de maio, o SineBahia, órgão estadual de intermediação gratuita para o mercado…

5 de maio de 2024

Concurso de Literatura de Cordel Zoordel está com inscrições abertas

Entre 6 de maio e 3 de julho de 2024, estarão abertas as inscrições para…

5 de maio de 2024

Bombeiros baianos atuam no resgate a atingidos por enchentes no Rio do Sul

Desde a última quinta-feira, 2 de maio, 22 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar da…

5 de maio de 2024

Coco Bambu oferta várias vagas de emprego em Belo Horizonte, Salvador, São Paulo e outras cidades

Novas vagas de emprego foram anunciadas pela franquia de restaurantes Coco Bambu, para atuação em…

5 de maio de 2024

Processo seletivo do Ministério da Saúde encerra inscrições nesta segunda-feira

O Ministério da Saúde está encerrando o prazo para inscrições de seu mais recente processo…

5 de maio de 2024

Nove concursos públicos na Bahia encerram inscrições nesta semana

Seis prefeituras e três câmaras municipais estão encerrando as inscrições para seus concursos públicos nesta…

5 de maio de 2024