29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista vacina gestantes a partir de 32 semanas, com comorbidades e puérperas nesta quinta-feira

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista vai vacinar gestantes com 32 semanas ou mais, gestantes com comorbidades em qualquer idade gestacional e puérperas com até 45 dias pós-parto. A limitação do grupo de vacinação se deve ao fato da quantidade reduzida de doses disponibilizadas. Por conta do fim dos estoques, a vacinação dos demais grupos, iniciada esta semana, foi suspensa na cidade.

O município recebeu 972 doses da vacina fabricada pela Pfizer na tarde desta quarta-feira (9). A vacinação desse público vai acontecer apenas no drive-thru da Ufba, no bairro Candeias, e no ponto fixo para pedestres do Colégio Paulo VI, no horário reduzido das 9h às 13h, pois a vacina Pfizer só pode ser utilizada em até 6h após diluída.

No momento da vacinação, é necessário apresentar documento pessoal com CPF, comprovante de residência e, como comprovação, as gestantes devem apresentar também prescrição médica indicando a vacinação após avaliação de risco-benefício e caderneta da gestante. Aquelas que estiverem dentro do grupo de gestantes com comorbidades devem levar também o relatório médico que comprove a condição de saúde. As puérperas, precisam apresentar a certidão de nascimento do bebê.

Na zona rural, as gestantes e puérperas também serão vacinadas com as sobras de segundas doses da CoronaVac, seguindo a determinação da última Resolução CIB 102/2021.

Por conta das especificidades do imunizante, os enfermeiros e técnicos em enfermagem das equipes de vacinação da Atenção Básica receberam, ainda na tarde desta quarta-feira (9), na Rede de Frio, um treinamento e demonstração da diluição da vacina Pfizer, que possui um processo de preparação e aspiração diferente das vacinas CoronaVac e AstraZeneca que, até então, eram os únicos imunizantes utilizados no município.

Cada frasco da vacina Pfizer contém líquido suficiente para seis aplicações e para não haver perda de doses durante o treinamento, foram convocadas gestantes e puérperas que foram vacinadas na própria Rede de Frio com as doses de um frasco que precisou ser aberto para demonstração.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas