Guanambi tem 24 pacientes com Covid-19 internados em UTI

Foto: Edu Vale | Agência Sertão

O cenário da pandemia continua muito grave em Guanambi. Com 98 óbitos relacionados às complicações da Covid-19, 16 somente em junho, o município tem 24 pacientes lutando pela vida em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais de referência da região e de Salvador. Metade dos pacientes em UTI encontra-se intubada. Seis deles tem quadro de saúde considerado grave.

Os dados foram disponibilizados no boletim epidemiológico deste domingo (20), da Secretaria Municipal de Saúde. O município ainda tem mais 30 pacientes hospitalizados em leitos clínicos, totalizando 54 internados.

Os pacientes internados em UTI têm entre 35 e 96 anos, com média de idade de 57,6 anos. Ao contrário do que ocorria no início da pandemia, os idosos são minoria entre os pacientes sob cuidados intensivos. Dos 24, apenas cinco têm mais de 70 anos.

Além da agressividade das novas cepas em pessoas mais jovens, o avanço da vacinação entre os mais velhos, aparentemente, está contribuindo para protegê-los das complicações mais graves da doença.

As taxas de ocupação de leitos de UTI sempre próximas a 100% nos hospitais de referência da região têm dificultado as transferências de pacientes. Resultado disso é a grande quantidade de pacientes internados em Salvador, nove no total. No Hospital Geral de Guanambi (HGG), sete dos dez leitos disponíveis estão ocupados por guanambienses. Outros cinco pacientes ocupam leitos nos hospitais de Vitória da Conquista e mais três estão internados em Caetité.

Novos leitos em Caetité

Neste fim de semana, mais dez leitos de UTI foram abertos no Hospital Municipal de Caetité (Unacon). Agora são 30 leitos em funcionamento na unidade de saúde. Logo após o início da operação, metade dos novos leitos foram ocupados.

No momento há 25 pacientes internados sob cuidados intensivos, o equivalente a 83% de ocupação. O hospital também tem 20 leitos clínicos, ocupados no momento por 17 pacientes.

No HGG, todos os dez leitos estão ocupados e no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, há pacientes em 8 dos 10 leitos. Em Vitória da Conquista, dos 70 leitos disponíveis nos três hospitais credenciados à rede SUS, 63 estão ocupados.

Casos em Guanambi

A semana epidemiológica começou com mais 71 casos confirmados da Covid-19 no município, elevando o total de registros a 9.214. Deste total, 8.641 sobreviveram ao vírus e 475 continuam em tratamento. Ainda restam 222 pacientes com suspeita da doença aguardando os resultados dos exames laboratoriais.

Com os registros deste domingo, a média móvel diária de casos voltou ao maior patamar já registrado, 73,9, o mesmo registrado no sábado (12).

Na semana finalizada neste sábado (19), foram 479 casos, diminuição de 7,5% em relação ao registrado na semana anterior, com 518 casos, a maior marca desde o início da pandemia. Na última quinta-feira (17), foi registrado o recorde diário de casos, 129 no total.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile