Uma cerca de pedra do período colonial foi demolida para abertura de uma trilha de moto, na fazenda Raiz, zona rural de Urandi. A denúncia foi feita ao Blog do Latinha, neste domingo (20).
De acordo com a publicação, é a maior cerca de pedras feita por escravos há mais de 200 anos, e sobreviveu intacta por estar localizada em local de difícil acesso.
Conforme a denúncia, a rota de trilhas de moto precisa ser retirada, reconstruir partes demolidas da cerca e fazer o tombamento do patrimônio histórico e cultural que pode se tornar uma referência e atrativo turístico.
O tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
Os denunciantes pontuaram também que algum vereador “precisa tomar a iniciativa de apresentar um projeto de tombamento para garantir a preservação desse precioso patrimônio e testemunho da escravidão em Urandi”.
O Prefeito de Urandi, Warlei Oliveira, em contato com o Blog relatou que já convocou os trilheiros para uma reunião, destacando que eles não poderão utilizar mais esse trecho da trilha.