Região de Vitória da Conquista

Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista nega aplicação de vacinas vencidas

Publicado por
Compartilhado

Em nota divulgada nesta sexta-feira (2), site oficial da Prefeitura de Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que não utilizou vacinas contra a Covid-19 fora do prazo de validade. Segundo levantamento da Folha de São Paulo, com base em cruzamento de dados de sistemas do Ministério da Saúde, o município teria aplicado 76 doses do lote 4120Z-005 da AstraZeneca/Oxford já vencidas.

Na nota, a pasta informou que as vacinas chegaram a Vitória da Conquista no dia 24 de janeiro, tendo sido utilizado antes do vencimento. Mesmo assim, foi emitida orientação para que as pessoas confiram no cartão de vacinação o número do lote e a data em que foram vacinadas para tirar a dúvida e procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.. As vacinas do referido lote distribuído no município venceram no dia 14 de abril.

Infográfico: Folha de São Paulo

A Diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Ana Maria Ferraz, informou que está sendo averiguado o porquê de o lote mencionado ainda constar no sistema.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) também emitiu nota esclarecendo que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em 84 municípios baianos. Segundo a pasta, a informação está sendo erroneamente divulgada.

A superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, explicou que os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina.

A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde.

26 mil doses vencidas

Segundo a reportagem da Folha, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos). Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.

Esta postagem foi publicada em 2 de julho de 2021 18:55

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

PRF apreendeu mais de 50 quilos de entorpecentes em Barreiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta terça-feira (30), cerca de 50kg de…

30 de abril de 2024

Brasil registrou mais de 244 mil empregos formais em março

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgou nesta terça-feira (30), pelo…

30 de abril de 2024

Estudantes da rede estadual com deficiência visual receberam óculos inteligentes

A Secretaria da Educação do Estado da Baia (SEC) divulgou nesta segunda-feira (29) que realizou…

30 de abril de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça, 30 de abril,…

30 de abril de 2024

Governo da Bahia lançou 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar da agricultura familiar

Por meio de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas para aquisição…

30 de abril de 2024

Prefeitura no Oeste da Bahia abre processo seletivo com salários de até R$ 5 mil

Estão abertas as inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na…

30 de abril de 2024