26.9 C
Guanambi
20.2 C
Vitória da Conquista

Coronavírus Gigante e outras obras de Allan Kard estão sendo removidas da Av. Olívia Flores

- Advertisement -

Últimas Notícias

- Advertisement -




Expostas em caráter temporário no Canteiro Central da Avenida Olívia Flores, Zona Leste de Vitória da Conquista, as obras de Allan de Kard, nome artístico do empresário Allan Kardec Cardoso, começaram a ser removidas, nesta quinta-feira (8).

Instaladas em 8 de julho de 2015, com autorização do ex-prefeito, Guilherme Menezes (PT), para uma exposição provisória de um ano, as obras foram sendo deixadas e no ano passado ganharam a companhia de um monumento em referência ao combate do novo coronavírus, que não caiu no gosto da população e reacendeu protestos contra a presença das obras na via.

Até o momento, duas esculturas já foram retiradas – o “Coronavírus Gigante” (monumento com o formato do coronavírus com uma seringa simbolizando a vacina ou a cura da doença) e o “Corisco: o mais ligeiro dos raios” (escultura feita em aço, com 6 metros de altura que representa os corredores, e as pessoas que fazem caminhada na avenida). As obras estão sendo levadas ao Museu de Kard, que fica na Rodovia BA-262, estrada de Anagé.

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou no início de junho que o artista plástico iria retirar todas as esculturas de sua autoria que estão ocupando espaço público, no trecho final da Avenida Olívia, imediações do Cemae.

A retirada das esculturas é resultado de uma articulação da Sectel, atendendo ao Conselho Municipal de Cultura, e o artista, que aceitou ele mesmo retirar as obras e levar para o museu, onde estarão disponíveis à visitação pública.




A Sectel ouviu o Conselho Municipal de Cultura sobre o assunto e o entendimento, tanto da Secretaria como do conselho, foi de que as esculturas da exposição Pax Per Vita (Caminhos da Paz) devem sair da avenida e as entidades vão definir critérios para a instalação de obras de arte nos espaços públicos, considerando o direito de todos os artistas.

No dia 20 de maio, Alan De Kard enviou uma carta à Sectel informando o interesse em retirar as esculturas da Avenida Olívia Flores.

Na carta, o artista agradeceu pelo espaço cedido pela Prefeitura e disse que deseja reunir as peças a serem retiradas da avenida a outras que já estão no Museu De Kard, que, de acordo com ele, recebe um número de visitantes cada vez maior a cada dia.

“Agradeço à Prefeitura ter cedido o espaço para a exposição das obras, bem como a divulgação de que serão expostas no Museu de Kard. Reafirmo o meu compromisso com o fomento à cultura em nosso Município”, declarou Alan de Kard.




- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -