Bahia

Universidade federal baiana incluiu cotas para detentos e ex-presidiários

Publicado por
Geovane Santos
Compartilhado

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou proposta de alteração na Resolução 10/2018, que trata da política de ações afirmativas para processos seletivos aos cursos de graduação.

As inovações definidas na Resolução 12/2021, que revoga a Resolução 10/2018, passam pela criação de mais uma vaga supranumerária destinada a pessoas em situação de privação de liberdade (detentos), egressos do sistema prisional e para refugiados, além de atualizar medidas e ajustes na aplicação da reserva de vagas nos fluxos dos processos seletivos. A UFSB é a primeira universidade a oferecer reserva de vagas para o público interno ou egresso do sistema prisional no Brasil.

As adequações foram apresentadas pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf) em sessão do Consuni de 18 de junho de 2021, após discussões com a Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac) e avaliação do Comitê de Acompanhamento da Política de Cotas (CAPC) da UFSB. A resolução 12/2021 foi publicada em 23 de junho.

Pessoas egressas do sistema prisional, ainda em privação de liberdade, e também refugiados – pelas mais diversas razões – poderão acessar a vaga supranumerária via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Colégios Universitários. Haverá uma vaga para cada curso, turno e campus da instituição.

De acordo com a instituição, o programa de ações afirmativas da UFSB é um dos mais destacados e reconhecidos nacionalmente por meio da atuação institucional no debate sobre a política de cotas. Os ajustes, portanto, surgem no sentido de fortalecer o papel da UFSB como instituição que valoriza e prioriza as políticas de ações afirmativas enquanto princípio – previsto, inclusive, no estatuto da universidade.

A expectativa é que as novas medidas já sejam aplicadas nos próximos processos de ingresso na UFSB. A Proaf e o CAPC irão debater a regulamentação da medida, além de realizar a promoção de um conjunto de audiências, escutas e eventos para divulgar a nova resolução. A Proaf também buscará apoios institucionais num diálogo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria de Justiça do Estado da Bahia e direções das unidades prisionais da área de abrangência da universidade.

Segundo o pró-reitor de Ações Afirmativas da UFSB, Sandro Ferreira, é importante destacar que a UFSB vem realizando inovações importantes em sua política de ações afirmativas, ao longo desses últimos quatro anos: “Nossa universidade vem se consolidando como uma instituição sempre disposta a promover a inclusão e o combate às desigualdades por meio da educação”.

A instituição foi a pioneira também na reserva de vagas supranumerárias para pessoas transexuais, travestis e transgêneros, além de manter em sua política de ações afirmativas vagas supranumerárias para povos indígenas aldeados, povos de comunidades remanescentes de quilombos ou comunidades indenitárias tradicionais e pessoas de origem cigana.

Primeiras repercussões

Nesta semana, houve uma moção de aplauso na Assembleia Legislativa da Bahia à iniciativa da UFSB e a proposição de um projeto de indicação que leve essa ideia para vigência no estado com a criação de um programa educacional de apoio a internos e egressos do sistema prisional para a realização de estudos preparatórios para o Enem.

Pelo lado da UFSB, dentre as medidas que estão em andamento, já ocorreu uma comunicação à Secretaria de Administração Prisional a respeito da ação afirmativa. Nesta semana, representantes da universidade e a direção do presídio de Itabuna se reuniram para apresentação da resolução e alinhamento de ações conjuntas para que os detentos se preparem para prestar a prova do Enem. O pró-reitor relata que a direção convidou a equipe da universidade a visitar as instalações de aula que existem no presídio, o que deve ter agenda confirmada nos próximos dias.

Via Ascom UFSB – com informações do professor Felipe de Paula/PROAF

Esta postagem foi modificada pela última vez em 22 de julho de 2021 15:58

Geovane Santos
Publicado por
Geovane Santos
Tag BahiaUFSB

Notícias recentes

Visitas em hospitais estaduais da Bahia foram suspensas após aumento de casos de coronavírus

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) determinou a suspensão das visitas em…

Duas tentativas de feminicídio foram registradas em Luís Eduardo Magalhães em menos de 4h

Duas mulheres foram vítimas de tentativa de feminicídio, neste sábado (22), em Luís Eduardo Magalhães.…

Idoso de 92 anos foi a 131ª vítima da Covid-19 em Guanambi

Guanambi registou o 131º óbito por complicações da Covid-19, neste domingo (23). A vitima é…

Barragens de Ceraíma e Poço do Magro continuam sangrando após mais de duas semanas

Deve voltar a chover em boa parte da Bahia nos próximos dias de acordo com…

Mulher foi denunciada após agredir filho de 12 anos em Vitória da Conquista

Uma mãe foi denunciada por maus-tratos após bater em filho de 12 anos em Vitória…