Vários protestos contra o governo do presidente Jair Bolsonaro foram registrados em cidades brasileiras neste sábado (24). As manifestações pedem o impeachment do mandatário do país pelo evidente descaso na condução das ações de combate à pandemia do coronavírus e pela demora na aquisição de vacinas.
Em Brumado, um grupo de manifestantes confeccionou cartazes com palavras de ordem e foram às ruas para protestar contra o governo.
Brasil profundo é Fora Bolsonaro!
Nas cidades de Guanambi e Brumado, no interior da Bahia a juventude esteve nas ruas junto com os movimentos populares por vacina no braço, comida no prato e FORA BOLSONARO!
📸 Expressão Alto Sertão#24J #24JForaBolsonaro pic.twitter.com/oPjixaPEWh— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) July 24, 2021
O mesmo ocorreu em Guanambi, onde cerca de cem pessoas se reuniram na Praça Manoel Novaes, no Centro, durante a manhã. De lá, eles seguiram em passeata apresentando faixas e cartazes até a Praça Gercino Coelho, também no Centro da cidade.
Os manifestantes também protestaram contra a proposta de reforma administrativa e contra o desmonte da política ambiental do país. Também houve referências ao aumento do valor do auxílio emergencial pago às famílias em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia.
O movimento mais expressivo da região ocorreu em Vitória da Conquista e reuniu algumas centenas de pessoas. Os manifestantes se concentraram na Praça Juiz Crésio Dantas Alves, em frente à Escola Normal e caminharam até a Praça Nove de Novembro. Este foi o quarto ato realizado na cidade, o último ocorreu no dia 3 deste mês.
Nas três cidades, os atos ocorreram de forma pacífica e a maior parte dos participantes usavam máscara de proteção em função da pandemia do coronavírus.
Em Vitória da Conquista / BA pic.twitter.com/I0J59QWKw4
— Isaac Bomfim (@isaacbpr13) July 25, 2021
Na Bahia, também foram registradas manifestações em Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador, entre outros municípios.
Os atos foram convocados por sindicatos de trabalhadores, partidos políticos de esquerda e movimentos sociais.