Região de Guanambi

VLI firma contrato com Bamin para escoar minério de Caetité destinado à exportação

Publicado por
Compartilhado

Um acordo foi firmado entre a A VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, e a Bamin, empresa que explora a mina Pedra de Ferro, em Caetité. O objetivo do contrato é escoar a produção de minério por um novo fluxo destinado à exportação.

O embarque do minério de ferro será feito no terminal de Licínio de Almeida, de onde as composições seguirão pelo trecho ferroviário até o terminal de Petim, no município de Castro Alves. No local, ocorre o transbordo da carga para o modal rodoviário até o Porto TUP Enseada do Paraguaçu, litoral baiano. O trecho de aproximadamente 80 quilômetros é feito por caminhões.

De acordo com a VLI, a movimentação prevista é de 490 mil toneladas em 2021. “Este é um passo importante para viabilizar muitos projetos minerais existentes na Bahia, estado que já é um dos maiores produtores minerais do país em valores totais. Tenho convicção de que esta parceria contribuirá para o crescimento do setor mineral baiano e o avanço do transporte ferroviário da VLI no estado por meio da Ferrovia Centro-Atlântica”, afirma Asley Ribeiro, gerente-geral comercial de Siderurgia, Construção e Industrializados da VLI.

A companhia informou que estão sendo investidos R$ 35,8 milhões para viabilizar esta primeira operação. Entre as destinações dos recursos, estão o investimento em material rodante, a reativação do terminal ferroviário em Licínio de Almeida e a construção de um terminal de transbordo ferroviário/rodoviário em Castro Alves, onde será realizada a descarga do minério de ferro dos vagões e o carregamento dos caminhões que seguirão até o porto.

A VLI vem transportando o minério de ferro extraído pela Bamim desde agosto de 2020. O escoamento é vem sendo feito a partir do terminal da Bamin, em Licínio de Almeida, com os vagões seguindo até Minas Gerais, pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Neste caso, com o insumo destinado ao consumo pelo mercado interno.

“Este novo fluxo a ser movimentado no estado da Bahia reforça a relevância da VLI no segmento da mineração e a importância da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) para a região”, reforça o executivo da VLI.

A exploração da Bamim em Caetité ainda ocorre bem abaixo das pretensões da empresa para a mina, onde podem ser extraídos mais de 15 milhões de toneladas por ano. A capacidade máxima de exploração só deve ser atingida após a conclusão das obras do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol I), de Caetité a Ilhéus, e do Porto Sul, no município do litoral baiano.

A Bamin conquistou a concessão do trecho e pretende concluir a ferrovia até 2025. A empresa tem articulado com a Valec, estatal responsável pela construção da ferrovia, a conclusão do processo de transferência dos ativos.

Enquanto não puder contar com sua própria ferrovia e seu próprio porto, a Bamin da início às  operações de comércio exterior, se tornando player global na produção e comercialização de minério de ferro. O produto que está sendo exportado é classificado como DSO 65, que o qualifica na categoria premium, com baixo índice de contaminantes.

Até o final de 2021 estão previstos pelo menos 11 carregamentos para o mercado consumidor da Europa e da Ásia. Há um novo embarque previsto para agosto. A exportação de julho será para a Alemanha e tem como destino o porto de Rotterdam, na Holanda.

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 29 de julho de 2021 07:00

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio