Três festas clandestinas foram encerradas em Vitória da Conquista na noite deste sábado (31) por uma força-tarefa da Prefeitura, formada pela Guarda Municipal e por fiscais da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Vigilância Sanitária. A ação contou também com atuação da Polícia Militar, na Operação Pacto Pela Vida. Aproximadamente 500 pessoas participavam de cada uma das três festas encerradas.
Segundo a força-tarefa, as festas irregulares aconteceram próximo ao povoado da Estiva e ao loteamento Vila Elisa, com muita pessoas aglomeradas e sem uso de máscara de proteção, conduta que aumenta o risco de disseminação da Covid-19 e descumpre decretos estadual e municipal de restrições por causa da pandemia.
Os locais foram interditados, as aparelhagens de som e iluminação, bem como demais materiais dos eventos foram apreendidos. Quatro pessoas foram encaminhadas ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
A Polícia Militar informou que abordou 121 carros e motos com 307 pessoas entre condutores e passageiros nas vias que dão acesso aos locais onde ocorreram as festas. Dez condutores foram notificados por recusa a realizar o teste de alcoolemia com etilômetro.
Fiscalização de rotina
Ainda na noite de sexta-feira (30) as equipes de Serviços Públicos, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, com o apoio da PM, também fiscalizaram o cumprimento dos protocolos sanitários e de segurança em bares e restaurantes da cidade.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, no caso dos bares e restaurantes o funcionamento nestes estava dentro do esperado. “Tanto os bares quanto os restaurantes fiscalizados estavam cumprindo o decreto”, afirmou o secretário.
Segundo a prefeitura, todas as medidas de fiscalização têm como objetivo prevenir a disseminação do coronavírus na cidade e preservar vidas. Por isso, a população pode denunciar anonimamente o descumprimento das medidas de prevenção à Covid-19 na cidade, por meio dos seguintes números: (77) 3420-7008 e 3420-7009