A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, nesta terça-feira (3), o sorteio eletrônico para o processo seletivo de 6.510 vagas de cursos técnicos de nível médio na rede estadual de ensino. O sorteio, às 15h, terá transmissão ao vivo no canal oficial da SEC no Youtube e o acompanhamento de órgãos controladores como a Ouvidoria Geral do Estado e o Ministério Público. O resultado será divulgado no mesmo dia, no Portal da Educação. Os aprovados devem realizar as matrículas de 4 a 6 de agosto, na sede da unidade escolar para a qual foi contemplado.
A ação é mais uma iniciativa do governo do Estado, visando ampliar a oferta de cursos técnicos nos territórios de identidade. Os cursos são voltados às pessoas que concluíram o Ensino Médio na rede pública de ensino. O edital prevê a formação de 186 turmas, em 33 cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, em 47 municípios.
Os cursos ofertados são os seguintes: Administração, Agente Comunitário de Saúde, Agroecologia, Agroindústria, Agropecuária, Alimentos, Análises Clínicas, Biotecnologia, Composição e Arranjo Musical, Dança, Desenho e Construção Civil, Edificações, Eletrotécnica, Enfermagem, Gastronomia, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Informática, Instrumento Musical, Logística, Mecânica, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Áudio e Vídeo, Química, Recursos Humanos, Redes de Computadores, Regência, Saúde Bucal, Secretariado, Segurança do Trabalho, Serviços Técnicos Jurídicos e Zootecnia.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falou sobre a importância desta nova oferta. “Esta nova oferta soma-se às demais ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo da Bahia para fortalecer a política de expansão da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual. Outro exemplo é o Educar para Trabalhar, importante Programa no âmbito do Estado Solidário, por meio do qual, a oferta de cursos de qualificação profissional contemplou os 417 municípios baianos, proporcionando formação profissional para os estudantes e egressos da rede estadual de ensino”, afirmou.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado