O Diretório Municipal do PT de Vitória da Conquista emitiu nota de repúdio ao comportamento considerado machista e misógino do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, cometido no último domingo (1º), ao chamar a chef de cozinha Angeluci Figueiredo de vagabunda pelo WhatsApp, após ter uma reserva no restaurante dela cancelada.
Na mensagem publicada nas redes sociais, o diretório ressalta que “não existe justificativa para tal atitude de quem quer que seja, muito menos de um secretário de estado que faz parte de um governo progressista e democrático como o da Bahia”.
A nota também trouxe uma mensagem de solidariedade à chef de cozinha xingada por Vilas-Boas. “Em tempo, nos solidarizamos com a Chef Angeluci Figueiredo e em seu nome reafirmamos o compromisso do Partido dos Trabalhadores na defesa intransigente no combate ao machismo e toda forma de intolerância”.
NOTA DE REPÚDIO AO SEC. FÁBIO VILAS-BOAS
O PT de Vitória da Conquista repudia o comportamento machista e misógino do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, o Sr. Fábio Vilas-Boas. pic.twitter.com/tQeMBT7F4z
— PT Conquista (@ptconquista13) August 3, 2021
Várias outras entidades repudiaram o ato praticado pelo secretário de Saúde da Bahia. A Secretaria de Mulheres do PT Bahia classificou o ato como desrespeito, racismo e misoginia, mesma classificação dada pela Comissão de Mulheres do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), que demonstrou solidariedade à Angeluci que também é fotojornalista.
A Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, a Comissão da Mulher Advogada da OAB-BA e Conselho Baiano de Turismo (CBT) também repudiaram o ato do secretário.
O caso
Nesta segunda-feira, a chef de cozinha Angeluci Figueiredo, do tradicional restaurante Preta, disse em nota que foi xingada de “vagabunda” pelo secretário estadual da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. O restaurante fica na Ilha dos Frades, na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador.
De acordo com Angeluci Figueiredo, a ofensa foi feita no domingo (1°), após ela comunicar ao gestor, através de um aplicativo de mensagens, que a reserva feita por ele teria que ser cancelada por causa de questões climáticas.
Segundo informações de Angeluci Figueiredo, a Capitania dos Portos recomendou a restrição de navegação na Baía de Todos-os-Santos, no último fim de semana, por causa da instabilidade do tempo e das variações do vento, o que causa más condições de navegação. Diante da recomendação, ela optou por não abrir o restaurante e cancelar o atendimento.
“Esqueça de me ver de novo aqui. E ainda paguei R$ 350 para desembarcar”, escreveu o secretário na mensagem após o cancelamento.
“Amigo o caralho! Vagabunda”, completou.
Em nota divulgada pela chef de cozinha, Angeluci afirmou que chegou a cogitar que o número dele tivesse sido clonado. Ela também questionou o motivo de ter sido ofendida.
Nas redes sociais, o secretário de saúde admitiu ter xingado a chef e pediu desculpas.
“Por mais cuidadosos que sejamos, ao longo da vida cometemos erros que podem atingir as pessoas. Peço, portanto, desculpas à empresária e artista da gastronomia baiana, a Chef Angeluci Figueiredo, pelos comentários inadequados no último domingo (1), em circunstâncias injustificáveis, enviados por mensagem privada”, disse Fábio Vilas-Boas.
Por mais cuidadosos que sejamos, ao longo da vida cometemos erros que podem atingir as pessoas. Peço, portanto, desculpas à empresária e artista da gastronomia baiana, a Chef Angeluci Figueiredo, pelos comentários inadequados no último domingo (1),
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) August 2, 2021
O gestor contou que mandou as mensagens após um “enorme frustração momentânea” e de ter sido “tomado de emoção”.
“Tendo reservado um almoço especial com os familiares e amigos do exterior com a devida antecedência de 48h, uma enorme frustração momentânea me levou, tomado de emoção, a dizer o que disse”, publicou.
“Conto com o perdão de todos que se sentiram ofendidos, pois sempre pautei minha vida na verdade, honestidade e acolhimento.”