Anúncio

O Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas) está convocando toda sociedade para participar da XII Conferência Municipal de Assistência Social de Vitória da Conquista. O objetivo é avaliar a Política de Assistência Social no Município e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O tema deste ano é “Assistência Social: Direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. A conferência será de 19 de agosto a 14 de setembro, data da plenária final, quando será realizada a leitura das propostas aprovadas, das moções e a apresentação dos delegados estaduais escolhidos.

A presidente do Cmas, Caroline Quaresma, esclarece que a importância do evento é difundir as políticas públicas e trazer para a população, a garantia destes direitos. “Não basta só falar que a pessoa tem direito, mas que tais direitos são postos em prática, são garantidos. Então as conferências vêm justamente para conferirmos estas políticas públicas”, disse ela. Inicialmente será realizado o trabalho para levantamento de propostas, elaboração de discussões temáticas e nomeação dos delegados. Caroline acrescenta que este ano, devido a pandemia, tudo será realizado de maneira online. “Vamos divulgar nas redes sociais da Prefeitura, youtube, instagram, facebook, site. Vai ter o link para a pessoa se inscrever e também os vídeos para quem quiser assistir sem participar da conferência diretamente”.

As inscrições serão realizadas a partir da próxima segunda-feira (9). O vice-presidente do Cmas, Joabe Silva, detalha que podem participar da conferência os usuários do serviço social, trabalhadores, representantes da entidades e representantes do governo. “Estará disponível no site o link de inscrição para usuários e trabalhadores. Representantes de entidades e Governo encaminharão as fichas de seus representantes diretamente para o Conselho Municipal de Assistência”, afirmou. Ele destacou ainda que o evento estará aberto para toda a sociedade participar: “neste ano, um ou dois dias após a abertura das inscrições, devemos abrir também a possibilidade de que qualquer pessoa, sendo delegado ou não, apresente propostas de acordo com os eixos. Abrimos para toda a sociedade, todos podem escrever ali as suas propostas de acordo com os eixos para que aí ela seja analisada na conferência pelos delegados”.

Assim como as inscrições para delegados, as moções também serão por meio eletrônico. Joabe esclarece: “o debate para apresentação desses delegados se dará através de grupos de WhatsApp. Vamos criar grupos por setor dos delegados. Vamos disponibilizar um tempo específico para os candidatos realizarem a sua apresentação, seja por meio de vídeo, áudio ou uma quantidade limitada de caracteres, propiciando assim que os delegados possam no momento de votar escolher um delegado que melhor lhe represente “.

*Informações da Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista

Anúncio
Anúncio