Conquista e Região

Cine Madrigal será reaberto ao público com atividades culturais em Vitória da Conquista

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Fechado como cinema desde julho de 2007, o antigo Cine Madrigal, que foi, durante 39 anos, uma das mais importantes opções de lazer e cultura de Vitória da Conquista, vem sendo preparado para voltar a receber o público. E o primeiro evento já está marcado. Nesta sexta-feira (20), em visita ao espaço, a prefeita Sheila Lemos anunciou, para setembro, uma exposição de fotos relacionadas à história do último cinema de Vitória da Conquista.

O Madrigal foi adquirido pela Prefeitura em 2014 e, em 2018, na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, houve a retomada da reforma do espaço. Com a revitalização proposta pela prefeita Sheila Lemos, além de preservação da memória, o novo Madrigal terá a missão de abrigar eventos culturais, artísticos e educativos, com sala de cinema e palco móvel e a possibilidade, ainda, para conferências, cursos e palestras.

Entusiasmada com o projeto, Sheila considera que a revitalização do Cine Madrigal é uma ação de inquestionável valor para a educação e a cultura conquistenses.

“Enquanto trabalhamos no projeto da revitalização e, já em setembro, vamos abrir as portas para que o público venha matar a saudade do Cine Madrigal, que carrega uma memória afetiva tão grande junto aos conquistenses. Queremos manter viva a história desse espaço tão importante e resgatar o seu potencial educativo e cultural”, afirmou a prefeita.

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, acompanhou a prefeita na visita e comentou sobre a possibilidade de múltipla utilização do local.

“Ele estará à disposição da comunidade, e servirá também para revitalizar o centro histórico da cidade. Uma reforma que preservará a memória daquilo que existe desde o início, no que for possível, até mesmo a título de exposição, para que nossa comunidade tenha acesso e conheça, é muito importante”, disse Larry.

Coordenando o projeto, Tina Rocha, que é artista e secretária executiva do Fundo Municipal da Educação, disse que há um pedido da comunidade para poder visitar e conhecer ou rever o antigo cinema.

“A partir de setembro as pessoas vão poder visitar a exibição de fotos antigas do Madrigal. A cultura de uma cidade é a sua memória, e é isso que estamos procurando fazer, recuperar a memória de Vitória da Conquista, e o Madrigal é um espaço mágico na vida das pessoas”, afirmou ela.

A visita também contou com as presenças da presidente do Conselho Municipal de Educação, Carmem Silva; do coordenador municipal de Educação Rural, Célio Barbosa; do coordenador municipal de Iluminação Pública, José Marques e da Assessora Especial, Luciane Macário.

Via Secom PMVC

Esta postagem foi modificada pela última vez em 21 de agosto de 2021 03:26

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Ingressos para estreia do Flamengo de Guanambi na Série B do Baianão 2022 já estão a venda

Começou nesta quinta-feira (19), a venda de ingressos para a partida entre Flamengo de Guanambi…

Três linhas de ônibus passam por alterações no itinerário em Vitória da Conquista

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informou que houve alterações nos itinerários das linhas…

Azul inicia venda de passagens do voo Guanambi-Salvador

A Azul Linhas Aéreas iniciou a venda de passagens do novo voo da empresa, ligando…

Padre Joãozinho fará show de encerramento da Festa de Santo Antônio em Guanambi

No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, padroeiro de Guanambi, o encerramento da…

Inmet amplia alerta de declínio de temperatura para 162 municípios da Bahia

O avanço da massa de ar polar sobre o Sul e Sudeste do país já…

Cargas irregulares avaliadas em R$ 3,38 milhões foram interceptadas em Vitória da Conquista e outras duas cidades

A Operação Fechando o Cerco, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), intensifica a atuação…