Conquista e Região

Cine Madrigal será reaberto ao público com atividades culturais em Vitória da Conquista

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Fechado como cinema desde julho de 2007, o antigo Cine Madrigal, que foi, durante 39 anos, uma das mais importantes opções de lazer e cultura de Vitória da Conquista, vem sendo preparado para voltar a receber o público. E o primeiro evento já está marcado. Nesta sexta-feira (20), em visita ao espaço, a prefeita Sheila Lemos anunciou, para setembro, uma exposição de fotos relacionadas à história do último cinema de Vitória da Conquista.

O Madrigal foi adquirido pela Prefeitura em 2014 e, em 2018, na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, houve a retomada da reforma do espaço. Com a revitalização proposta pela prefeita Sheila Lemos, além de preservação da memória, o novo Madrigal terá a missão de abrigar eventos culturais, artísticos e educativos, com sala de cinema e palco móvel e a possibilidade, ainda, para conferências, cursos e palestras.

Entusiasmada com o projeto, Sheila considera que a revitalização do Cine Madrigal é uma ação de inquestionável valor para a educação e a cultura conquistenses.

“Enquanto trabalhamos no projeto da revitalização e, já em setembro, vamos abrir as portas para que o público venha matar a saudade do Cine Madrigal, que carrega uma memória afetiva tão grande junto aos conquistenses. Queremos manter viva a história desse espaço tão importante e resgatar o seu potencial educativo e cultural”, afirmou a prefeita.

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, acompanhou a prefeita na visita e comentou sobre a possibilidade de múltipla utilização do local.

“Ele estará à disposição da comunidade, e servirá também para revitalizar o centro histórico da cidade. Uma reforma que preservará a memória daquilo que existe desde o início, no que for possível, até mesmo a título de exposição, para que nossa comunidade tenha acesso e conheça, é muito importante”, disse Larry.

Coordenando o projeto, Tina Rocha, que é artista e secretária executiva do Fundo Municipal da Educação, disse que há um pedido da comunidade para poder visitar e conhecer ou rever o antigo cinema.

“A partir de setembro as pessoas vão poder visitar a exibição de fotos antigas do Madrigal. A cultura de uma cidade é a sua memória, e é isso que estamos procurando fazer, recuperar a memória de Vitória da Conquista, e o Madrigal é um espaço mágico na vida das pessoas”, afirmou ela.

A visita também contou com as presenças da presidente do Conselho Municipal de Educação, Carmem Silva; do coordenador municipal de Educação Rural, Célio Barbosa; do coordenador municipal de Iluminação Pública, José Marques e da Assessora Especial, Luciane Macário.

Via Secom PMVC

Esta postagem foi modificada pela última vez em 21 de agosto de 2021 03:26

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Vacinação de crianças com comorbidades ou deficiência será iniciada nesta terça-feira em Vitória da Conquista

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista anunciou que a  vacinação contra a…

Prefeitura inicia operação tapa-buracos em Guanambi

A Prefeitura de Guanambi anunciou nesta segunda-feira (17) que iniciou a operação tapa-buracos para recuperar…

Guanambi volta a registrar óbito relacionado à Covid-19 após mais de três meses, casos ativos passaram de 700

Depois de mais de três meses, o município de Guanambi voltou a registrar morte de…

Horários de cinco de linhas de ônibus de Vitória da Conquista passam por alterações

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou que a partir desta segunda-feira (17), cinco linhas…

Após sepultamento, família descobre que corpo de bebê foi trocado pelo hospital em Itabuna

A Polícia Civil investiga a troca de dois corpos de bebês que estavam internados no…

ONU prestará apoio aos municípios baianos afetados pela chuvas dos últimos dias

A Organização das Nações Unidas, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento…