30.7 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Cine Madrigal será reaberto ao público com atividades culturais em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Fechado como cinema desde julho de 2007, o antigo Cine Madrigal, que foi, durante 39 anos, uma das mais importantes opções de lazer e cultura de Vitória da Conquista, vem sendo preparado para voltar a receber o público. E o primeiro evento já está marcado. Nesta sexta-feira (20), em visita ao espaço, a prefeita Sheila Lemos anunciou, para setembro, uma exposição de fotos relacionadas à história do último cinema de Vitória da Conquista.

O Madrigal foi adquirido pela Prefeitura em 2014 e, em 2018, na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, houve a retomada da reforma do espaço. Com a revitalização proposta pela prefeita Sheila Lemos, além de preservação da memória, o novo Madrigal terá a missão de abrigar eventos culturais, artísticos e educativos, com sala de cinema e palco móvel e a possibilidade, ainda, para conferências, cursos e palestras.

Entusiasmada com o projeto, Sheila considera que a revitalização do Cine Madrigal é uma ação de inquestionável valor para a educação e a cultura conquistenses.

“Enquanto trabalhamos no projeto da revitalização e, já em setembro, vamos abrir as portas para que o público venha matar a saudade do Cine Madrigal, que carrega uma memória afetiva tão grande junto aos conquistenses. Queremos manter viva a história desse espaço tão importante e resgatar o seu potencial educativo e cultural”, afirmou a prefeita.

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, acompanhou a prefeita na visita e comentou sobre a possibilidade de múltipla utilização do local.

“Ele estará à disposição da comunidade, e servirá também para revitalizar o centro histórico da cidade. Uma reforma que preservará a memória daquilo que existe desde o início, no que for possível, até mesmo a título de exposição, para que nossa comunidade tenha acesso e conheça, é muito importante”, disse Larry.

Coordenando o projeto, Tina Rocha, que é artista e secretária executiva do Fundo Municipal da Educação, disse que há um pedido da comunidade para poder visitar e conhecer ou rever o antigo cinema.

“A partir de setembro as pessoas vão poder visitar a exibição de fotos antigas do Madrigal. A cultura de uma cidade é a sua memória, e é isso que estamos procurando fazer, recuperar a memória de Vitória da Conquista, e o Madrigal é um espaço mágico na vida das pessoas”, afirmou ela.

A visita também contou com as presenças da presidente do Conselho Municipal de Educação, Carmem Silva; do coordenador municipal de Educação Rural, Célio Barbosa; do coordenador municipal de Iluminação Pública, José Marques e da Assessora Especial, Luciane Macário.

Via Secom PMVC

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas