35.6 C
Guanambi
28.3 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Guanambi suspende toque de recolher e autoriza aulas semipresenciais em todos os níveis

Mais Lidas

Um novo decreto relacionado às medidas de prevenção à contaminação pelo coronavírus foi editado pela prefeitura de Guanambi. Entre as mudanças publicadas na edição do Diário Oficial do Município desta segunda-feira (23), está a suspensão do toque de recolher noturno e a permissão para volta às aulas semipresenciais em na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Superior.

O toque de recolher noturno foi implantado em fevereiro e desde então teve seu início estipulado em vários horários. Até a última semana, a restrição de circulação noturna valia da meia noite até às 5h. O Governo do Estado também adotou a medida e já havia revogado no início deste mês.

Já em relação às aulas, o município autorizou no mês passado a realização das aulas semipresenciais para os ensino fundamental e ensino médio da rede privada e agora estendeu a flexibilização para o ensino superior. Apesar da liberação, a rede municipal de ensino segue com as aulas suspensas.

A Secretaria Municipal de Educação informou que pretende promover o retorno apenas a partir de outubro, quando será concluído o esquema vacina de professores e servidores das escolas.

Além do decreto, foi publicada também uma portaria que estabelece o limite de até 50% da capacidade das salas de aula, distanciamento de 1,5 metros entre as carteiras, medidas de higienização, escalonamento dos horários de início e término das aulas, entre outras medidas.

As regras para retorno às aulas devem seguir os parâmetros do Plano Estratégico de Retomada Gradativa e Segura das Atividades Escolares, elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Já oProtocolo Geral de de Retorno às Aulas Presenciais, documento que vinha sendo elaborado por uma comissão representativa das instituições de ensino do município, não foi levado em consideração.

Outras medidas

O funcionamento de academias de atividades físicas e a realização de celebrações religiosas, cinemas e teatros continuam limitados à lotação de 50% de cada espaço, além da exigência de medidas sanitárias.

Eventos de qualquer natureza seguem permitidos até o limite de 100 pessoas e com necessidade de autorização prévia da vigilância sanitária. Shows musicais seguem proibidos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas