30.7 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Três agências do Bradesco foram encerradas em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Duas agências do Banco Bradesco foram fechadas em Vitória da Conquista. As unidades do Shopping Conquista Sul e do antigo Baneb, no Centro, já não estão mais em funcionamento na cidade desde a última sexta-feira (20).

Além disso, a agência do bairro Brasil foi rebaixada a unidade de negócios, o que significa que não vai mais haver o serviço de caixas, como pagamento de duplicatas, saques de numerários, entre outros.

A ação do banco causou indignação nos funcionários, que reclamaram que os fechamentos irão causar sobrecarga de atendimento nas duas agências que permanecerão em funcionamento. Somente na agência do antigo Baneb são cerca de 20 mil contas que serão migradas para a outra agência do Centro da cidade.

À reportagem da Agência Sertão, Leonardo Viana, presidente do Sindicado dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, relatou que as medidas postas em prática pelo banco são “péssimas para a população e totalmente inoportunas, ainda mais neste período de pandemia, pois o banco vai concentrar muitas pessoas em um único espaço, o que não é recomendado pelos órgãos de saúde. Um verdadeiro descaso com os usuários e clientes que pagam juros altos e tarifas exorbitantes”.

Ele também lembrou que o Bradesco acumula recorde de lucros nos últimos anos, acumulando mais de R$ 12,8 bilhões apenas no primeiro semestre de 2021, alta de mais de 68% em relação ao mesmo período de 2020. “A agência do antigo Baneb é uma das mais lucrativas da região”, comentou.

Na última quinta-feira (19), o sindicato realizou um protesto para denunciar o fechamento e rebaixamento das agências. Além disso, foi aberta uma ação na Justiça do Trabalho com o objetivo de apresentar a inviabilidade física do banco concentrar em uma única agência os clientes e trabalhadores. Também foi promovida uma campanha com outdoor, cartazes e carro de som, além de repercutir na imprensa, os prejuízos que serão causados pelos fechamentos.

Reprodução | Sindicato dos Bancários de Conquista e Região

Ainda de acordo com o Sindicato, com os encerramentos, os trabalhadores bancários seguem sob a sensação iminente de insegurança, pois o banco deve cortar postos de trabalho. “Vale ressaltar que os funcionários do Bradesco já sofrem constantemente com a cobrança de metas abusivas, com a sobrecarga de trabalho e pelo adoecimento físico e mental”, justifica.

“É importante que os clientes do Bradesco saibam que somente o que eles pagam de tarifas bancárias é o suficiente para cobrir toda a folha de pagamento do banco. Por isso, não é possível que em meio às longas filas para atendimento, o banco decida fechar duas agências que são lucrativas. Outro agravante é que o Bradesco é campeão em adoecimento do trabalho, com muitos deles precisando ser afastados da atividade laboral por problemas físicos e psicológicos. Com esse acúmulo de trabalho ocasionado também pelas demissões, a situação para o bancário ficará ainda pior”, lamenta Viana.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas