Cerca de 18 mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos nesta quinta-feira (26) em uma ação de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher em Vitória da Conquista. Batizada de Operação Mulher Maravilha, a ação é realizada pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).
“Alguns infratores, mesmo após serem comunicados da medida protetiva, continuam causando transtorno, perseguindo, ameaçando a vítima. Alguns já tinham passado pelo uso da tornozeleira eletrônica, não deu resultado, e tivemos que pedir a prisão. Alguns já possuem práticas criminosas anteriores”, detalha a titular da Deam, delegada Gabriela Garrido, à TV Sudoeste.
De acordo com a delegada, a operação contou com a participação de 60 policiais e 15 viaturas e foram cumpridos para proteger as vítimas dos agressores.
A operação é feita em alusão ao Agosto Lilás, campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher, que representa a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. Cerca de 60 policiais participam da ação.
Segundo a delegada, não houve resistência e os suspeitos foram interrogados. Além disso, materiais foram apreendidos, mas a polícia não deu outros detalhes. Todos os mandados foram expedidos pela Vara de Violência Doméstica de Vitória da Conquista.