Bahia

Comunidade do IF Baiano se posicionou contrária ao reordenamento dos Institutos Federais na Bahia

Publicado por
Compartilhado

O reitor do IF Baiano, Aécio José Araújo Passos Duarte, esteve na Setec/MEC, em Brasília nesta sexta-feira (17) para entregar o posicionamento da comunidade do IF Baiano sobre a proposta de reordenamento dos Institutos Federais na Bahia.

O documento foi elaborado depois de consulta, por mais de 10 dias, aos diferentes segmentos da comunidade acadêmica. A maior parte dos estudantes e servidores que responderam a pesquisa se manifestaram contrários à medida.

Anúncio

O IF Baiano, juntamente com outros 10 institutos federais, foi chamado pelo ministro da Educação para uma reunião em Brasília no dia 30 de agosto. Durante a reunião, foi apresentada a proposta de reordenamento dos Institutos Federais e foi dado um prazo até o dia 20 de setembro para encaminhar a manifestação da instituição. A partir de então, foi elaborado um plano de ação para maximizar a transparência necessária ao tratamento da questão.

A proposta prevê a criação do Instituto Federal do Sul da Bahia a partir do desmembramento do IF Baiano e do IFBA. No caso, o IF Baiano deixaria de ter 14 campi e passaria a ter 11, enquanto o IFBA cairia de 23 para 16 campi. O Instituto Federal do Sul da Bahia passaria a ter 10 campi. Os três institutos passariam a ter seus campi mais regionalizado.

De acordo com a instituição, o plano definido teve como prioridade realizar reuniões com todos os segmentos da comunidade do IF Baiano para apresentar as informações que a instituição tinha até o momento e ouvir a opinião de servidores, estudantes e demais membros da comunidade.

As primeiras reuniões foram realizadas pelo reitor com o Conselho Superior (Consup), em seguida com o Conselho de Diretores (Codir) e por fim com a comunidade estudantil, nos dias 01, 02 e 03 de setembro. Depois, cada diretor em seu campus se reuniu com servidores e estudantes e, na reitoria, cada pró-reitoria e diretoria sistêmica ouviu os servidores do setor.

O passo seguinte foi a designação de uma Comissão Mista Codir-Consup para elaborar o documento apresentando o posicionamento da comunidade do IF Baiano, que se colocou contrária à proposta de reordenamento, bem como um ofício conjunto do IF Baiano e IFBA informando a posição contrária de ambas instituições. Esse ofício foi assinado pelos(as) reitores(as) do IF Baiano e IFBA e protocolado na Setec/MEC.

Por fim, o reitor optou por ir à Brasília, acompanhado da pró-reitora Hildonice Batista, presidente da Comissão Mista Codir-Consup, e do servidor Mateus Melo, representante do Consup, entregar pessoalmente o documento e reforçar o pedido de que a opinião da comunidade seja respeitada. Destacou ainda que esse posicionamento fosse visto como uma característica de maturidade e pertencimento da comunidade ao nosso instituto que reserva características muito particulares, a exemplo de ser 100% agrícola, sendo necessário em todo o território baiano.

A comunidade o IFBA também se manifestou sobre a proposta, no entanto, a instituição ainda não divulgou o posicionamento levantado.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 18 de setembro de 2021 12:41

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 cagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio