Cerca de 60 famílias da zona rural de Guanambi receberam cisternas para armazenamento de até 16 mil litros de água, construídas pelas secretarias municipais de Agricultura e Infraestrutura. Outras 200 cisternas serão construídas por uma empresa contratada pela prefeitura.
A licitação das obras foi finalizada na última sexta-feira (1). Cada caixa sairá pelo preço médio de R$ 2.698,46, totalizando R$ 539.692,00 no contrato.
De acordo com a prefeitura, as caixas d’agua são construídas com placas de concreto e têm capacidade de armazenar 16 mil litros de captação de água das chuvas ou para receber abastecimento por de carros pipas.
Segundo Felipe Duarte, secretário municipal de Agricultura, a construção das caixas visa mitigar os efeitos da seca para os moradores de áreas ainda sem abastecimento regular. “É a maneira que podemos diminuir os efeitos da seca em nosso município, o nosso desejo é fazer muito mais”, disse Duarte.
A situação de emergência por conta da estiagem em Guanambi foi reconhecida no mês passado pela pela Defesa Civil Nacional, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).