Anúncio
Região de Guanambi

Jornal Nacional exibiu reportagem com participação de estudante quilombola de Candiba

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

O Jornal Nacional desta terça-feira (5) mostrou uma reportagem sobre a renovação das políticas de cotas raciais. A estudante Carlúcia Alves Ferreira, 21 anos, foi a personagem da reportagem. Ela é moradora do Quilombo Lagoa dos Anjos, em Candiba, na Região de Guanambi, e foi aprovada recentemente no curso de medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul.

A reportagem abordou o início da campanha lançada na Universidade Zumbi dos Palmares com objetivo de prorrogação da lei de cotas, sancionada em 2012 e com validade de dez anos. Esta legislação reserva 50% da vagas para estudantes oriundos de escola pública, incluindo cotas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, de acordo com o percentual destas populações em cada região.

Anúncio

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2012, o percentual de negros nas universidades era de  13,27%, passando para 35,8% em 2018. Já a Associação de Dirigentes do Ensino Superior das Instituições Federal (Andifes) afirma que 51,2% dos estudantes destas instituições são pretos ou pardos.

Carlúcia contou na entrevista que foi a primeira de sua geração a acessar o ensino superior. Ela disse que suas conquistas estão incentivando outros jovens do Quilombo dos Anjos a seguir o caminho da educação. “Eu sou a primeira da minha família, da minha geração a acessar a universidade”.

A estudante também falou sobre a transformação que a educação está trazendo para os moradores do Quilombo. “Eu preta, quilombola, sendo médica, para mim é uma honra, porque não é uma luta só minha. Aqui no meu quilombo eu observo o brilho no olhar de cada um. Vejo meus tios voltando a sonhar, vejo as crianças querendo algo que antes elas achavam impossível”, disse.

Anúncio

Ela já começou a assistir as aulas do curso de Medicina na UFPel, ainda em caráter remoto. Antes de iniciar a nova jornada, já havia sido aprovada no curso de Enfermagem da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), mas cancelou a matrícula para ingressar no novo curso.

Esta não foi a primeira vez que o empenho de Carlúcia colocou o Quilombo dos Anjos em evidência. Desde 2017 ela coordena um projeto de dança na comunidade. No ano de 2019, o extinto programa “Como Será?”, também da Rede Globo, exibiu uma reportagem mostrando o projeto desenvolvido com as crianças quilombolas. No mesmo ano, o projeto foi finalista do Prêmio Criativo na Escola, e este ano foi finalista da da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Veja a reportagem no site do Jornal Nacional

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 6 de outubro de 2021 06:44

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio