Bahia

Renova Energia irá construir novo complexo de energia eólica na Bahia

Publicado por
Compartilhado

O  Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), concedeu Licença Prévia para o desenvolvimento e implantação de um novo complexo de energia eólica na Região de Barra, no Oeste da Bahia, com potencial de geração de 576 MW. A empresa licenciada é a Renova Energia.

“Com a licença, reforçamos a consolidação do nosso pipeline, que contempla projetos com potencial de geração de 6 GW de energia em toda região Nordeste’, afirmou a Renova Energia nas redes sociais.

O Complexo Barra está localizado no centro-leste da Bahia e será composto por 14 Parques Eólicos.

A empresa anunciou ainda a construção de um segundo parque solar no município de Caetité, com potencial de geração de 127,5 MW.

Renova Energia está prestes a iniciar a operação do parque eólico Alto Serão III, Fase A

A empresa planeja começar a operar o Alto Sertão III ainda este mês. O complexo inclui 155 torres de geração, distribuídas em 26 empreendimentos pelos municípios de Caetité, Igaporã, Pindaí, Licínio de Almeida, Riacho de Santana e Guanambi.

O empreendimento é um pilar do plano de recuperação judicial. 

Nos três anos anteriores a Renova Energia estava com  pedido de recuperação, protocolado em outubro de 2019, a Renova fez várias tentativas de saldar seu passivo e buscar capital para a conclusão das obras do Alto Sertão III, mas nenhuma deu certo.

Naquele momento, depois que a AES Tietê desistiu de adquirir o Alto Sertão, tinha muita dívida, inclusive uma de cerca de 1 bilhão de reais (US $ 200 milhões) com o [banco de desenvolvimento] BNDES, e apenas 300 mil reais em dinheiro. Na época, a empresa do contratou a consultoria de reestruturação Integra Associados.

O plano de recuperação foi aprovado em dezembro de 2020 e seu primeiro pilar é a conclusão da fase A do Alto Sertão III. Esse é o ativo mais importante da empresa, e estima-se de cerca de 430 milhões de reais para concluí-lo. A estimativa é que gere Ebitda anual de 250 milhões de reais quando concluído, o que talvez permitia quitar passivos e voltar a desenvolver projetos.

Outro pilar do plano era a obtenção de um empréstimo, que foi fechado com a Quadra Capital, que serviu de adiantamento para o terceiro pilar, que consiste na venda de ativos. A empresa ainda vendeu os dois ativos mais líquidos da empresa, que eram a Espra, por R $ 262 milhões (para a Vinci Partners), e a Brasil PCH, por R $ 1,1 bilhão ( para o grupo Mubadala).

Com a conclusão dessas operações, a expectativa é que mais de 1,3 bilhão de reais sejam investidos na empresa. Com isso, conseguirá quitar uma dívida de R $ 1,1 bilhão e ainda conseguir recursos para terminar o Alto Sertão.

Essas vendas e o empréstimo foram o ponto de inflexão da empresa, que agora foi recapitalizada para cumprir o plano de recuperação judicial e ter estrutura para quitar as dívidas.

 Retorno com a parceria da Renova Energia com a GE Renewable Energy 

A empresa GE Renewable Energy fornecerá turbinas e serviços associados para o Parque Alto Sertão III. “É de extrema importância ter o fabricante do nosso lado. Também conseguimos trazer de volta a ABB , que é a fornecedora de equipamentos para subestações. Retomou a venda de equipamentos e serviços para a empresa, apesar do processo de recuperação judicial. Tudo isso foi resultado de um esforço conjunto, com o apoio dos credores, que acreditaram no projeto”, afirmou CEO da Renova, Marcelo Milliet, ao site BNamericas.

*Com informações do site BNamericas.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 15 de outubro de 2021 08:07

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio