Bahia

Prefeitura desobriga uso de máscara em Brumado

Publicado por
Joana Martins
Compartilhado

Um Decreto publicado no Diário Oficial do Município de Brumado desobrigou o uso de máscaras em lugares abertos ou fechados desde segunda-feira (18). Brumado foi a primeira cidade a dispensar o uso do item de prevenção contra Covid-19 na Bahia.

Segundo o decreto, há exceções apenas nas instituições de ensinos das redes pública e privada, para as pessoas com sintomas gripais e para as pessoas que estejam infectadas pelo coronavírus.

Para a decisão, a gestão considerou o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a autonomia dos municípios, referente às medidas de enfretamento da propagação do novo Coronavírus, obtido através da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 6.341 do Distrito Federal (ADI 6341 MC/ DF)

O gestor ainda justifica que teve como base os boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, que apresentam constante diminuição do número de casos ativos de Covid-19. Ressaltando ainda que desde o dia 3 de setembro de 2021, não houve nenhum registro de internamento no Município de Brumado em decorrência de infecção pelo coronavírus.

Outro embasamento para a medida é que o município tem 88,61% do público acima de 12 anos já vacinado com a primeira dose, deste, 58,79% já tomaram a segunda dose.

Desde de 2020, o município tinha adotado o uso de máscara com obrigatório. O decreto publicado no dia 17 de abril,  exigia que os estabelecimentos comerciais que estavam em funcionamento fornecesse máscaras a seus funcionários e apenas permitisse o acesso ao local de clientes usando o equipamento.

Polêmicas 

A decisão da suspensão do uso de máscara no município tem gerado polêmica nas redes sociais. Muitos internautas acreditam que a decisão é precipitada e critica a atitude do prefeito Eduardo Vasconcelos.

O município de Brumado foi também o primeiro na Bahia a anunciar o retorno das aulas presenciais, desde o seu cancelamento em março, devido a pandemia do coronavírus. A A cidade chegou a voltar com as aulas em 21 de setembro, mesmo com protestos e boicote dos pais.

Uma reportagem do BATV exibida no dia 9 de setembro no mesmo ano na Rede Bahia, afiliada da Rede Globo no Estado, destacou que a decisão estava sendo criticada por pais e professores.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da Primeira Promotoria de Justiça de Brumado, anunciou que iria acompanhar o retorno às aulas no município. 

À época, o MP-BA ajuizou ação civil pública contra o município de Brumado, pedindo que a Justiça determine a suspensão da Portaria nº 02, de 1º de setembro, que autorizou a retomada das aulas presenciais nas escolas municipais.

O prefeito Eduardo Vasconcelos desde o início da pandemia vem se envolvendo em polêmicas. Ele já defendeu o “kit covid” e o tratamento precoce, recentemente, participou em setembro do ato em apoio a Presidente Jair Bolsonaro, por conta disso foi convidado a sair do PSB.

Embora Brumado esteja a várias semanas com poucos casos da doença e sem registros de internados e óbitos, o município possui um dos piores números da pandemia no Estado. De acordo com o Ministério da Saúde, são 200 óbitos desde o início da pandemia. Considerando a população de 67 mil pessoas, a taxa de mortalidade é de 298 mortes por 100 mil habitantes, acima da média nacional, de 287. A taxa média da Bahia é de 181 mortes por 100 mil habitantes.

Entre os municípios do estado com mais de 30 mil habitantes, apenas Ilhéus (355) e Itabuna (327) possuiem taxas de mortalidade maior do que Brumado. Entre os 417 municípios, Brumado tem a sétima pior taxa.

 

 

Joana Martins
Publicado por
Joana Martins

Notícias recentes

Ambulância ficou parcialmente destruída após colidir com cavalo em Brumado

Uma ambulância ficou parcialmente destruída após bater em um cavalo na madrugada desta sexta-feira (21),…

Homem sofreu tentativa de homicídio no bairro Aeroporto Velho em Guanambi

Um homem de 33 anos foi atingido com dois tiros na avenida Castelo Branco, em…

Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou em portaria publicada…

Policlínica de Brumado realiza processo seletivo com 11 vagas para médicos

A Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) abriu processo seletivo para a contratação de profissionais…

Vitória da Conquista fará sua estreia em casa neste sábado pelo Campeonato Baiano

O ECPP Vitória da Conquista vai voltar a campo neste sábado (22) pelo Campeonato Baiano…

Amostra de variante da Omicrôn detectada em Vitória de Conquista foi coletada de bombeiro carioca

Após a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgou um caso de variante Ômicron em…