Previsão do Tempo

Inmet emite alerta de perigo de formação de temporais nas regiões de Barreiras, Guanambi e Vitória da Conquista

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Virtual para Avisos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) emitiram alerta de nível laranja, com grau de severidade de “perigo”, por conta do risco de chuvas intensas em áreas da Bahia, Goiás, Minas Gerais e Tocantins.

O aviso foi iniciado no fim da manhã desta quinta-feira (21) e vale até 09h50 desta sexta-feira (22), com possibilidade de ser prorrogado em algumas áreas até o fim de semana.

Na Bahia, a faixa de alerta engloba as regiões de Barreiras, no Oeste do Estado, de Guanambi e Vitória da Conquista, no Centro-Sul e de parte da região Sul. Em Minas o alerta vale para parte das regiões do Vale do Mucuri, Norte e Vale do Rio Doce.

Já em Goiás podem ocorrer estas condições no Norte e Leste do Estado e no Tocantins na região conhecida como Oriental do Tocantins. Ao todo, 282 municípios estão incluídos neste alerta.

Áreas em alerta – Inmet/Alert-AS

De acordo com o Inmet e com o Alert-AS, as chuvas nestas áreas podem acumular entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm em 24 horas. Os temporais também podem ser acompanhados de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h.

Nestas condições, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O Inmet alerta para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores em condições de vento forte, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também recomenda-se que não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, em caso de temporais fortes, recomenda-se que se desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia em situações mais extremas. Em caso de acidentes, é necessário acionar a  Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Durante a previsão do tempo divulgada na edição desta quinta-feira do Jornal Hoje, de Rede Globo, foi divulgado que o acumulado de chuva pode chegar a 90 mm na região de Guanambi.

A formação de uma zona de baixa pressão atmosférica no oceano entre os litorais baiano e capixaba está proporcionando a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul que atua convergindo umidade entre o norte do Brasil (Região Amazônica) e o Oceano Atlântico, criando um verdadeiro rio aéreo. Esse sistema de circulação atmosférica é responsável por fortes chuvas principalmente em nossa região.

Registros

De acordo com os dados coletados pelo pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi, o acumulado de chuva na cidade no mês de outubro é de 37 mm. Nesta quarta-feira (20) foram registrados 5 mm e nesta quinta-feira, até 18h, foram 12 mm.

Em Vitória da Conquista, segundo os dados do Cemaden, entre a noite de quarta-feira e fim da tarde de quinta, os volumes registrados  variam de 23 mm a 31 mm. O menor volume foi registrado no bairro Barcelar, 23 mm. Já no Recreio e Centro a precipitação está em 27 mm e no Patagônia e Lomantão já passa de 30 mm.

 

 

Esta postagem foi modificada pela última vez em 21 de outubro de 2021 18:20

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Integrante do Baralho do Crime da SSP-BA foi preso pela PM

O 'Ás de Ouros' do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança, um dos principais…

Hemoba funciona neste sábado em Guanambi no encerramento da Semana Nacional do Doador de Sangue

Teminam neste sábado (26) as ações da Semana Nacional do Doador de Sangue, celebrada nas…

IFBA tem seleção para colaboradores internos e externos em Ilhéus, Salvador, Paulo Afonso e Vitória da Conquista

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia está…

SineBahia oferta 23 vagas de emprego em Barreiras na próxima segunda-feira

O SineBahia está com 23 oportunidades de emprego abertas em Barreiras com início da seleção…

Secretaria de Cultura de Vitória da Conquista seleciona grupos culturais para o Natal Conquista de Luz 2021

Com os objetivos de abrilhantar a programação natalina de Vitória da Conquista e incentivar a…

Prefeitura de Guanambi anuncia criação de guarda municipal armada e concurso com 100 vagas

A Prefeitura de Guanambi vai enviar para Câmara de Vereadores um projeto de Lei que…