Oeste da Bahia

Acumulado de chuva em Barreiras passa de 110 mm em outubro

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Choveu forte em Barreiras, no Oeste Baiano, na noite desta quinta-feira (21). Entre as 21 e 22 horas um temporal atingiu a cidade, com volume de 57 mm. No acumulado do dia, a precipitação foi de quase 64 mm. Os dados são da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão havia emitido alerta de perigo por conta de eventuais riscos causados pela tempestade que já estava prevista.

Desde o início do mês, as chuvas já acumulam pouco mais de 110 mm no município. O volume é quase o dobro da média histórica para o mês nos últimos 30 anos, que é de 66 mm segundo dados do Clima Tempo.

As primeiras chuvas da temporada no município caíram no dia 11, somando 17 mm. Nos dias seguintes ocorreram algumas pancadas e voltou a chover significativamente no dia 19, quando o pluviômetro da estação registrou um temporal de mais 28 mm.

As chuvas na região vieram depois de um início de primavera de calor extremo. No dia 22 de setembro, primeiro dia da primavera, os termômetros chegaram a 40,5ºC, segunda maior temperatura observada em 16 anos de registros. No início de outubro, os termômetros voltaram a marcar máximas na casa dos 40ºC e umidade relativa do ar de até 12%.

A temporada chuvosa colocou fim à temporada de muitas queimadas na região. Devido ao longo período de estiagem que durava desde abril, a vegetação ficou bastante seca e favoreceu o avanço do fogo iniciado na maior parte das vezes em fazendas que utilizam do artifício para realizar limpeza de áreas agricultáveis.

Barreiras é uma das agrocapitais do país, com destaque na produção de grãos, principalmente milho, soja e algodão. A regularidade das chuvas na região é fundamental para garantia da produção agrícola.

Previsão

O tempo deve continuar chuvoso em Barreiras pelo menos até a próxima terça-feira (26). De acordo com os institutos de meteorologia, o acumulado de chuva no período deve somar pelo menos mais 50 mm.

Neste período deve chover significativamente em praticamente toda a Bahia. O Inmet emitiu alerta de perigo por conta das previsões de tempestade abrangendo boa parte do Oeste, Centro-Sul e Sul do Estado.

Chuvas na Bahia

Nas 24 horas choveu forte em muitos municípios baianos. Destaque para o município de América Dourada, no Centro-Norte do Estado, onde o acumulado registrado entre o meio da tarde o fim da noite desta quinta-feira foi de 84 mm. Em Juazeiro o volume chegou a 80 mm em alguns bairros durante um temporal no início da madrugada. Em Salvador, o acumulado do dia em algumas regiões também chegou próximo a 80 mm.

As informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Esta postagem foi modificada pela última vez em 22 de outubro de 2021 03:23

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Estratégia inovadora, usada pelas grandes marcas, ajuda empresários de Guanambi a fidelizarem clientes e aumentar o faturamento

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2019 o…

Duas pessoas morreram após ônibus com destino a Vitória da Conquista se envolver em acidente em Minas Gerais

Mãe e filho morreram no fim da noite desse domingo (23) após o carro no…

Vitória da Conquista realiza vacinação de adultos, adolescentes e crianças nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue com a vacinação contra a Covid-19 no município…

FBF confirma volta do Flamengo de Guanambi à Série B do Campeonato Baiano em 2022

A Federação Bahia de Futebol (FBF) confirmou que o Clube Esportivo Flamengo, de Guanambi, está…

Sobradinho vai manter vazão de 4.000 m³/s no rio São Francisco até 1º de fevereiro

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que vai manter a vazão de…

Olavo de Carvalho morreu aos 74 anos na Virgínia, EUA

Morreu na madrugada desta terça-feira (25), o escritor e influenciador Olavo de Carvalho, de 74…