Cultura

ExpoArte Conquista tem visitação ao público aberta até 15 de dezembro

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Em homenagem aos 181 anos de Vitória da Conquista, um grupo de artistas locais está dando vida à ExpoArte Conquista, aberta gratuitamente ao público, no Museu De Kard, até o dia 15 de dezembro.

A mostra conta com 80 obras dos artistas Allan de Kard, idealizador do evento; Alex Emmanuel, Domício Campos, Lílian Moraes, Romeu Ferreira e Valéria Vidigal. São telas e esculturas que resgatam e exaltam história e cultura de Vitória da Conquista. A exposição inaugura a Galeria Mix, onde algumas das obras terão caráter permanente após o dia 15.

Entusiasta da produção artística no município o secretário de Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) Xangai, prestigiou a abertura da exposição no dia 4 de dezembro. “A Secretaria de Cultura tem o dever de reconhecer a arte que existe em nossa cidade. Ali, a gente encontra a motivação para se fazer arte, ali é uma reunião de arteiros, ou seja, artesãos da arte”, avaliou. Para Xangai, a Sectel tem que valorizar esse tipo de movimento, “porque a gente tem que mostrar pro povo que a arte existe”.

De acordo com a artista plástica Valéria Vidigal, a mostra tem atraído a visita dos conquistenses e também de turistas da região. “São obras que alguns artistas já fizeram há algum tempo atrás, fazem uma retrospectiva da vida, e outras obras que foram produzidas durante o período da pandemia. Eu escolhi na minha coleção obras que retratam a música, literatura, junto com o café que é minha temática”, detalhou.

Idealizador da iniciativa, o artista Allan de Kard registrou o seu convite para toda a população conquistense. “Aproveitamos a oportunidade de convidar a todos para conhecer não só as obras dos artistas que se apresentam neste momento, mas também todo o espaço do museu, já que a Galeria Mix está dentro do complexo Museu de Kard, e aqui tem muita coisa para ser vista”, disse.

O Museu de Kard está localizado na BA-262 (estrada de Vitória da Conquista – Anagé) e está aberto à visitação todos os dias, das 9 às 17 horas.

Centenário da Semana de Arte Moderna – Em conversa do secretário Xangai com os artistas envolvidos na ExpoArte, nasceu a ideia de se realizar uma exposição para celebrar em Vitória da Conquista os 100 anos da Semana de Arte Moderna. A mostra deve ter início no mês de dezembro, na Casa Memorial Régis Pacheco, reunindo artes plásticas, música, literatura e outras manifestações artísticas que remontem o movimento de 1922, marco revolucionário na arte brasileira.

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Nível do rio São Francisco continua subindo em Minas, Bahia e Pernambuco

Mesmo com a diminuição das chuvas, o escoamento natural das águas da bacia hidrográfica continua…

Bamin, CCR e outras empresas abrem vagas de emprego para Salvador

Mais de seis empresas estão com vagas de emprego abertas para Salvador, nesta terça-feira (18).…

Assaí Atacadista abre quase 300 vagas de emprego em Teixeira de Freitas

O Assaí Atacadista está com 274 vagas de emprego abertas para Teixeira de Freitas. As…

PM apreendeu 35 quilos de maconha e prendeu três pessoas em Itapetinga

Trinta e cinco quilos de maconha, duas balanças e embalagens para o comércio de entorpecentes…

Em Vitória da Conquista, 46 famílias atingidas pelas chuvas ainda estão em abrigos

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou nesta terça-feira (18) que cinco dos oito abrigos…

PRF prende traficante com mais de meia tonelada de maconha no Sul da Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 514 kg de maconha na noite desta segunda-feira (17),…