Anúncio
Bahia

Barreiras e região impulsiona cadeia produtiva do leite na Bahia

Publicado por
Compartilhado
Anúncio

O 3º Seminário da Cadeia Produtiva do Leite no Oeste da Bahia começou na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), envolvendo todos os elos do segmento na região. O Projeto Leite Oeste Bahia, idealizado pela Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), desenvolve ações estruturantes, desde 2018, para impulsionar a cadeia produtiva do leite, entre elas a busca pelo Selo Leite Livre de Brucelose e Tuberculose, com o controle das doenças, trabalho será realizado em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Representando o Secretário da Agricultura, João Carlos Oliveira, o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira, participou da abertura do evento ao lado do presidente da Cooperativa de Produtores de Leite do Oeste (Cooperleite), Orlando Bispo, o representante do presidente da Acrioeste, Paulo Baqueiro, o representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e demais sindicatos do Oeste da Bahia, Eduardo Duarte e o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, além de dirigentes e representantes de outras entidades como o Sebrae e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-Ba). “Desde que se deu início ao processo de desenvolvimento do Oeste, há 30 anos, o agronegócio cresceu muito e é importante que as cadeias produtivas possam evoluir junto com a produção e a defesa agropecuária, aliando ainda a pesquisa e os cuidados com o ser humano”, enfatizou Oziel Oliveira, convidando todas as empresas, órgãos e entidades do agro para unir esforços em prol de todas as cadeias.

Anúncio
Anúncio

Participando remotamente, o presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Sistema Faeb/Senar), Humberto Miranda, lembrou que há espaço para crescimento dentro da cadeia produtiva do leite porque a Bahia ainda consome mais do que produz. “E para alcançarmos o mercado que está à nossa disposição, precisamos ter organização social dos produtores de leite e profissionalização da atividade, criando condições de inclusão de pequenos produtores, com novos modelos de assistência técnica, além de acesso a novas tecnologias, para propiciar um encadeamento produtivo adequado ao tamanho da demanda baiana”, avaliou.

Quem também participou de maneira remota foi a coordenadora de Agronegócio do Sebrae, Adriana Moura. Seguindo ela “o Oeste tem algo muito especial que é a governança, organizando e implementando ações, visando o desenvolvimento o regional e por isso o Sebrae é parceiro de todas as atividades na região”, destacou a coordenadora, lembrando que a instituição acompanha os trabalhos da cadeia produtiva do leite desde sua criação.

O evento segue até o próximo dia 25 de novembro. A palestra de abertura ficou por conta do pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Lorildo Stock sobre “Perspectiva da Pecuária Leiteira – 2022”. Temas como acesso ao crédito, genética, produção em pequenas propriedades, ambiente e lucratividade, nutrição e saúde animal também estão na grade do 3º Seminário da Cadeia Produtiva do Leite no Oeste da Bahia.

Anúncio

Fonte: Ascom/Adab

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 23 de novembro de 2021 13:30

Anúncio
Publicado por

Notícias recentes

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio