Guanambi e Região

Meteorologia prevê possibilidade de temporais na região de Guanambi a partir deste fim de semana

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começou a canalizar a umidade da Amazônia para as regiões sudeste e parte do Nordeste do País. Estas condições vão favorecer a ocorrência de chuvas sobre a região de Guanambi nos próximos dias.

De acordo com os modelos meteorológicos, a precipitação pode variar entre 80mm e 100 mm nos próximos dez dias. A chance de chuvas mais significativas deve aumentar durante o próximo sábado (27) e deve persistir até os dois primeiros de dezembro.

As chuvas dos próximos dias devem cair em praticamente todo o país. Apenas paras áreas do interior do Ceará, Paraíba e Pernambuco não há previsão. Os maiores volumes estão previstos para o interior do Pará e para a metade norte de Minas Gerais, incluindo a faixa de divisa com a Bahia.

As condições estão favoráveis para novas chuvas em Guanambi desde o último sábado (20), quando um pequeno temporal caiu de forma irregular na cidade. No Centro, o pluviômetro da Agência Sertão registrou 16 mm. No domingo (21) choveu fraco na cidade e ocorreram pancadas isoladas em algumas localidades da zona rural e municípios vizinhos.

Na segunda-feira (22) choveu 3 mm e na terça o tempo ficou fechado em alguns momento do dia, mas não houve precipitação na cidade, apenas algumas pancadas isoladas em algumas localidades rurais de de municípios da região.

O acumulado de chuvas em Guanambi no mês de novembro registrado pela Agência Sertão até o momento é de 84 mm. Em outubro foi de 42 mm. No entanto, em algumas comunidades rurais do município e do entorno, os acumulados passam de 250 mm desde o início do período chuvoso. O dia com mais chuvas na cidade foi 5 de novembro, com acumulado de 35 mm.

O bom volume de chuvas caiu principalmente sobre as cabeceiras dos afluentes do rio Carnaíba de Dentro, interferindo no nível dos reservatórios das barragens de Ceraíma e Poço do Magro. Juntos, os dois lagos receberam quase 3,6 milhões de metros cúbicos de água entre os dias 5 e 12 de novembro, interrompendo a trajetória de redução dos volumes.

 

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques
Tag Guanambi

Notícias recentes

Integrante do Baralho do Crime da SSP-BA foi preso pela PM

O 'Ás de Ouros' do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança, um dos principais…

Hemoba funciona neste sábado em Guanambi no encerramento da Semana Nacional do Doador de Sangue

Teminam neste sábado (26) as ações da Semana Nacional do Doador de Sangue, celebrada nas…

IFBA tem seleção para colaboradores internos e externos em Ilhéus, Salvador, Paulo Afonso e Vitória da Conquista

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia está…

SineBahia oferta 23 vagas de emprego em Barreiras na próxima segunda-feira

O SineBahia está com 23 oportunidades de emprego abertas em Barreiras com início da seleção…

Secretaria de Cultura de Vitória da Conquista seleciona grupos culturais para o Natal Conquista de Luz 2021

Com os objetivos de abrilhantar a programação natalina de Vitória da Conquista e incentivar a…

Prefeitura de Guanambi anuncia criação de guarda municipal armada e concurso com 100 vagas

A Prefeitura de Guanambi vai enviar para Câmara de Vereadores um projeto de Lei que…