24.4 C
Guanambi
17.1 C
Vitória da Conquista

IFBA oferta 415 vagas para cursos técnicos gratuitos em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Até o dia 17 de dezembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas nos editais do Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados, subsequentes e concomitante ao nível médio. Ao todo, serão ofertadas 4.325 vagas, sendo 2.155 para 20 cursos integrados, 2.130 para 17 cursos subsequentes e 40 para 1 curso concomitante.

As oportunidades do processo seletivo do IFBA estão divididas em 21 campi, nas cidades de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença, Ubaitaba e Vitória da Conquista.

Em Vitória da Conquista são 415 vagas, distribuídas nos cursos integrados ao Ensino Médio de Técnico em Eletromecânica (35), Técnico em Eletrônica (70), Técnico em Meio Ambiente (35) e Técnico em Informática (35). Já para quem concluiu o Ensino Médio as vagas são para os cursos de Técnico em Eletromecânica (30 vagas para cada semestre), Técnico em Informática (30 vagas para cada semestre), Técnico em Edificações (40) e Técnico em Segurança do Trabalho (40 vagas para cada semestre).

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente pelo site do sistema de inscrição.  Os (as) candidatos (as) deverão utilizar os seus números de CPF para criar o cadastro no sistema do processo seletivo, não sendo permitida a utilização de documentos de responsáveis legais.

Assim como na sua mais recente edição, o processo seletivo do IFBA para ingresso em 2022 será baseado na análise de histórico escolar ou documentos alternativos listados no edital, para aquelas (es) que não obtenham o histórico escolar no prazo. Os documentos deverão ser apresentados digitalmente, no ato da inscrição.

Como uma das novidades da seleção foi estabelecida a equivalência de nota para estudantes que tenham cursado ao menos um dos anos escolares no modelo de Ano Continuum – estabelecido em função do estado de calamidade pública pelo Decreto Legislativo nº 6 de 20 de março de 2020 e regulamentado ela Lei 14.040/2020.

Em casos de candidatas (os) que participem da seleção com documento escolar que utilize notas de exames como Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será necessário anexar documento com assinatura e carimbo ou certificação digital. As notas a serem digitadas no sistema devem ser exatamente as mesmas do documento escolar, sem necessidade de conversão pela “Tabela de equivalência de notas e conceitos” do Edital.

Mariucha Ponte, coordenadora do Desel, afirma que os procedimentos internos de análise das inscrições foram simplificados para essa edição, a fim de que as publicações dos resultados ocorram com maior celeridade. A coordenadora orienta que as (os) estudantes leiam os editais com atenção para observar as regras e instruções específicas.

“Com base na experiência da seleção anterior, percebemos a necessidade de uma maior atenção à qualidade das imagens dos documentos escolares anexados na inscrição  (histórico escolar ou um dos documentos alternativos). Esses documentos precisam estar legíveis, nítidos, sem cortes, e com frente e verso, caso haja”, destaca.

Além desse cuidado, a Mariucha lembra que, com a implementação da banca de Heteroidentificação Racial de pessoas negras, conforme a Resolução nº 24/2021 do Conselho Superior (Consup), como uma ação de combate a fraudes em cotas raciais, as (os) candidatas (os) que passaram a escolaridade toda em escola pública e que optarão por concorrer às vagas reservadas para pessoas negras, precisarão anexar na inscrição ainda no sistema de inscrição, conforme edital: uma foto frontal, uma foto de perfil, um vídeo conforme orientações do edital, e o documento preenchido da Autodeclaração Racial de pessoa Negra, disponível nos anexos do edital.

“É importante atentar ao tipo de vaga que o/a candidato/a irá optar por concorrer na sua inscrição, pois, com a implantação da banca de Heteroidentificação racial de pessoas negras, caso seja identificada tentativa de fraude nessas cotas, a inscrição será desclassificada e não haverá direito a nova chance em nenhuma outra vaga deste processo seletivo”, alerta a coordenadora.

Os editais do processo seletivo do IFBA por modalidade de cursos: integradosubsequente e concomitante; estão disponíveis em formato PDF, na página da seleção. Em breve, serão disponibilizadas versões adaptadas à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas no site do processo seletivo ou ainda através do contato com os responsáveis pela seleção nos campi do IFBA.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas