Conquista e Região

Inmet renova alerta de tempestades nas regiões de Guanambi e Vitória da Conquista

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) renovaram o alerta meteorológico para tempestades que inclui áreas da Bahia, como as regiões de Guanambi e Vitória da Conquista.

O alerta emitido nesta quinta-feira (2) tem validade das 15h às 19h do mesmo dia. Ele se difere do anterior, publicado na quarta-feira (1º), apenas pela área de abrangência, incluindo também áreas dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além de Goiás.

Os riscos são os mesmos. Durante período de vigência do alerta, são esperadas chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As instruções para o caso de perigo eminente são para evitar abrigo debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado que não se estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em caso de temporais muito intensos, outra recomendação é para que se desligue aparelhos elétricos e até mesmo o quadro geral de energia do imóvel se possível. Em caso de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados.

Abrangência

Ao todo, 314 municípios de seis estados estão sob alerta de tempestades severas. Eles estão localizados na regiões: Centro Sul Baiano, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Norte de Minas, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Ocidental do Tocantins, Oriental do Tocantins, Jequitinhonha, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Extremo Oeste Baiano, Pantanais Sul Mato-grossense, Sul Baiano, Noroeste Goiano, Centro-Sul Mato-grossense, Vale São-Franciscano da Bahia, Leste Goiano, Norte Mato-grossense

Chuvas na Região

Algumas regiões monitoradas pelo Centro Nacional de Monitoramento de Alertas Naturais (Cemaden) incluídas no alerta registraram tempestades nas últimas 24 horas. O caso mais grave ocorreu em Itapetinga, na Região de Vitória da Conquista.

Um temporal de 30 mm em menos de uma hora causou o deslizamento de um barranco que caiu sobre uma casa. Uma parede acabou atingindo uma criança de 9 anos que não resistiu. Outras quatro crianças e um adulto ficaram feridos.

Outra cidade da Bahia com registro de temporal foi Pau Brasil, no Sul do Estado. Uma chuva de cerca de 30 mm atingiu a cidade na noite desta quarta-feira.

No Norte de Minas, a cidade de Matias Cardoso registrou acumulado de 34 mm na tarde de ontem.

Previsão

Continua a previsão de chuvas volumas para as regiões de Guanambi e Vitória da Conquista. Os volumes devem passar de 100 mm até o início da próxima semana.

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Nível do rio São Francisco continua subindo em Minas, Bahia e Pernambuco

Mesmo com a diminuição das chuvas, o escoamento natural das águas da bacia hidrográfica continua…

Bamin, CCR e outras empresas abrem vagas de emprego para Salvador

Mais de seis empresas estão com vagas de emprego abertas para Salvador, nesta terça-feira (18).…

Assaí Atacadista abre quase 300 vagas de emprego em Teixeira de Freitas

O Assaí Atacadista está com 274 vagas de emprego abertas para Teixeira de Freitas. As…

PM apreendeu 35 quilos de maconha e prendeu três pessoas em Itapetinga

Trinta e cinco quilos de maconha, duas balanças e embalagens para o comércio de entorpecentes…

Em Vitória da Conquista, 46 famílias atingidas pelas chuvas ainda estão em abrigos

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou nesta terça-feira (18) que cinco dos oito abrigos…

PRF prende traficante com mais de meia tonelada de maconha no Sul da Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 514 kg de maconha na noite desta segunda-feira (17),…