31.2 C
Guanambi
22 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Itamaraju decretou estado de calamidade após temporais

Mais Lidas

Anúncio

A Prefeitura de Itamaraju, na Região de Teixeira de Freitas, no Sul do Estado, decretou estado de calamidade pública após os temporais que atingiram a cidade na madrugada desta quarta-feira (8).

De acordo com o decreto, a medida foi tomada em razão dos estragos causados pelas fortes chuvas e situação de alertas em locais e riscos de desabamento, alagamento e deslizamentos de terra.

“Pedimos a todos que se abriguem em locais seguros até as equipes responsáveis averigue toda situação. Pedimos também que tenhamos paciência e amor ao próximo, teremos muito trabalho pela frente!” diz nota divulgada pela prefeitura.

O temporal provocou uma tragédia no bairro Novo Prado, onde uma encosta caiu sobre duas casas na Rua Espírito Santo. Das seis pessoas que estavam nos imóveis, duas crianças de 4 e 8 anos e um adulto, tio das crianças, morreram soterradas. A mãe e o pai das duas crianças, além do irmão mais velho, conseguiram sair do imóvel.

Vários acessos e rodovias que ligam o município ficaram interditadas e algumas localidades ficaram ilhadas. A prefeitura ainda não divulgou um balanço de desabrigados, desalojados, vítimas e prejuízos causados pela chuva intensa.

Chuva Histórica

O acumulado de chuva em Itamaraju nas últimas 24 horas é de 327 mm. Entre o fim da noite de terça-feira (6) e o início da manhã de quarta-feira foram mais de 300 mm. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Cidades com mais chuvas na Bahia nas últimas 24 horas

Choveu também em outras cidades do Sul Baiano. Em Porto Seguro, o acumulado ao longo desta quarta-feira passa de 120 mm. Outras cidades da região também foram afetadas por enchentes.

Em Jucuruçu, os rios Gado Bravo e Jucuruçu transbordaram e as águas invadiram muitos imóveis, deixando desalojados e ilhados. Não há informação sobre feridos. Já o número de desabrigados passa de mil pessoas pelos alagamentos ou pela risco de deslizamento ou desabamento, de acordo com estimativa da prefeitura local.

Força tarefa

Desde as primeiras horas da manhã, Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil e prefeitura reúnem esforços para amparar os desabrigados e desalojados em Itamaraju.

“Devido às fortes chuvas ocorrido nesta madrugada da quarta feira, muitas famílias ficaram desabrigadas, e com o alerta foi acionado pela defesa civil, fazendo com que toda equipe de secretariado, SAMU, polícia militar e civil, bombeiros, vereadores e toda sociedade civil se juntasse para ajudar aqueles que precisam”, diz nota da prefeitura.

Pela manhã a prefeitura fez uma reunião extraordinária para planejar como seria feito o trabalho de resgate, ajuda e retirada de todos aqueles que estão em área de risco.

Quatro pontos de apoio foram montados para receber os afetados pelos temporais. Nas escolas Antigo polivalente, Escola Maria D’juda (Marotinho) e Reitor Edgard Santos, e no Colégio Modelo, voluntários ajudam no atendimento das pessoas que não podem voltar para as suas casas.

A prefeitura está convocando voluntários e aceitando doações de roupas e alimentos para ajudar quem perdeu tudo.

O governador Rui Costa determinou o envio de equipes do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, e da SUDEC, Superintendência de Defesa Civil do Estado, aos municípios do extremo sul atingidos pelos temporais.

O objetivo é auxiliar no resgate às vítimas e fazer uma avaliação dos estragos provocados pelas chuvas que caíram na região. Duas aeronaves do GRAER (Grupamento Aéreo da Polícia Militar) também foram acionadas.

Em agenda em Rio do Pires e Caturama, neste sábado (8), o governador garantiu que o estado prestará a assistência necessária às cidades.

“Assim que soube das tragédias provocadas pelos temporais, determinei que os órgãos do estado façam os levantamentos necessários e deem todo o apoio possível aos municípios atingidos. Me solidarizo com familiares e amigos das vítimas”, declarou.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas