Prefeitura de Itamaraju decretou estado de calamidade após temporais

Foto: MacroSul Notícias

A Prefeitura de Itamaraju, na Região de Teixeira de Freitas, no Sul do Estado, decretou estado de calamidade pública após os temporais que atingiram a cidade na madrugada desta quarta-feira (8).

De acordo com o decreto, a medida foi tomada em razão dos estragos causados pelas fortes chuvas e situação de alertas em locais e riscos de desabamento, alagamento e deslizamentos de terra.

“Pedimos a todos que se abriguem em locais seguros até as equipes responsáveis averigue toda situação. Pedimos também que tenhamos paciência e amor ao próximo, teremos muito trabalho pela frente!” diz nota divulgada pela prefeitura.

O temporal provocou uma tragédia no bairro Novo Prado, onde uma encosta caiu sobre duas casas na Rua Espírito Santo. Das seis pessoas que estavam nos imóveis, duas crianças de 4 e 8 anos e um adulto, tio das crianças, morreram soterradas. A mãe e o pai das duas crianças, além do irmão mais velho, conseguiram sair do imóvel.

Vários acessos e rodovias que ligam o município ficaram interditadas e algumas localidades ficaram ilhadas. A prefeitura ainda não divulgou um balanço de desabrigados, desalojados, vítimas e prejuízos causados pela chuva intensa.

Chuva Histórica

O acumulado de chuva em Itamaraju nas últimas 24 horas é de 327 mm. Entre o fim da noite de terça-feira (6) e o início da manhã de quarta-feira foram mais de 300 mm. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Cidades com mais chuvas na Bahia nas últimas 24 horas

Choveu também em outras cidades do Sul Baiano. Em Porto Seguro, o acumulado ao longo desta quarta-feira passa de 120 mm. Outras cidades da região também foram afetadas por enchentes.

Em Jucuruçu, os rios Gado Bravo e Jucuruçu transbordaram e as águas invadiram muitos imóveis, deixando desalojados e ilhados. Não há informação sobre feridos. Já o número de desabrigados passa de mil pessoas pelos alagamentos ou pela risco de deslizamento ou desabamento, de acordo com estimativa da prefeitura local.

Rio transborda e deixa dezenas de famílias desabrigadas em Jucuruçu

WhatsApp Video 2021 12 08 at 07 03 20 1

Força tarefa

Desde as primeiras horas da manhã, Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil e prefeitura reúnem esforços para amparar os desabrigados e desalojados em Itamaraju.

“Devido às fortes chuvas ocorrido nesta madrugada da quarta feira, muitas famílias ficaram desabrigadas, e com o alerta foi acionado pela defesa civil, fazendo com que toda equipe de secretariado, SAMU, polícia militar e civil, bombeiros, vereadores e toda sociedade civil se juntasse para ajudar aqueles que precisam”, diz nota da prefeitura.

Pela manhã a prefeitura fez uma reunião extraordinária para planejar como seria feito o trabalho de resgate, ajuda e retirada de todos aqueles que estão em área de risco.

Quatro pontos de apoio foram montados para receber os afetados pelos temporais. Nas escolas Antigo polivalente, Escola Maria D’juda (Marotinho) e Reitor Edgard Santos, e no Colégio Modelo, voluntários ajudam no atendimento das pessoas que não podem voltar para as suas casas.

A prefeitura está convocando voluntários e aceitando doações de roupas e alimentos para ajudar quem perdeu tudo.

O governador Rui Costa determinou o envio de equipes do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, e da SUDEC, Superintendência de Defesa Civil do Estado, aos municípios do extremo sul atingidos pelos temporais.

O objetivo é auxiliar no resgate às vítimas e fazer uma avaliação dos estragos provocados pelas chuvas que caíram na região. Duas aeronaves do GRAER (Grupamento Aéreo da Polícia Militar) também foram acionadas.

Em agenda em Rio do Pires e Caturama, neste sábado (8), o governador garantiu que o estado prestará a assistência necessária às cidades.

“Assim que soube das tragédias provocadas pelos temporais, determinei que os órgãos do estado façam os levantamentos necessários e deem todo o apoio possível aos municípios atingidos. Me solidarizo com familiares e amigos das vítimas”, declarou.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile