Sul Baiano

Guanambi, Vitória da Conquista e áreas do Sul da Bahia podem ter acumulados de chuva de até 200 mm nos próximos dez dias

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Após trégua de alguns dias, as condições voltam a ficar favoráveis para ocorrência de chuvas nas regiões Centro-Sul, Sul e Extremo Sul da Bahia. De acordo com as previsões dos institutos de meteorologia e com os dados dos modelos meteorológicos, o volume de chuva acumulado nos próximos dez dias nestas áreas deve variar de 100 mm a 200 mm.

Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está em formação e o tempo nestas regiões começa a mudar durante o fim de semana, quando podem ocorrer algumas pancadas de chuva. Áreas de instabilidade sobre o oceano também devem favorecer a entrada de umidade no continente na altura da Bahia, como já ocorre desde quinta-feira (16).

As primeiras pancadas de chuva devem cair sobre a região ainda na noite desta sexta-feira (17). Já os temporais mais expressivos são esperados entre terça (21) e quinta-feira (23). Áreas afetadas pelas chuvas do início do mês devem voltar a ficar em estado de atenção.

Em Guanambi, o acumulado até o dia 26 de dezembro deve variar entre 124 mm e 197 mm de acordo com as previsões. O acumulado de dezembro até o momento é de 203 mm e pode passar dos 400 mm até o fim do mês caso as previsões de chuvas mais intensas se confirmem.

Já em Vitória da Conquista, o acumulado esperado varia de 114 mm a 149 mm no mesmo período. Na média dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), já choveu cerca de 180 mm na cidade.

Os dois municípios não tiveram temporais tão significativos como os ocorridos no Extremo-Sul. Mesmo assim, moradores de bairros sem infraestrutura e de algumas localidades rurais foram bastante afetados por conta da dificuldade de tráfego em ruas e estradas vicinais, ficando algumas regiões praticamente isoladas nos dias mais chuvosos.

Já em Itamaraju, no Extremo Sul, um dos municípios mais afetados pelos temporais, voltou a chover na quarta-feira (15). O pluviômetro do Cemaden, instalado no Centro da cidade, registrou 13,6 mm de precipitação. Na quinta-feira, não houve registro de chuva.

Na primeira quinzena de dezembro, o acumulado registrado na cidade é de 540 mm, sendo que apenas na madrugada do dia 8 choveu mais de 300 mm. As previsões apontam acumulados entre 80 mm e 173 mm Itamaraju até o Natal.

Os temporais da última semana deixaram mais de 15 mil desalojados e quase 7 mil desabrigados na Bahia segundo a Defesa Civil Estadual. Os danos causados pela intensidade das chuvas causaram pelo menos 10 mortos no estado. Mais de 200 mil pessoas foram diretamente atingidas pelas enchentes e deslizamentos de terra.

Além de Itamaraju, os municípios mais afetados no extremo sul são: Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itanhém, Mucuri, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda, além de Jucuruçu, Medeiros Neto, Prado, esses três últimos, juntos com Itamaraju, também concentram juntos o maior número de desabrigados 3.956. No sul do estado foram atingidas as cidades de Mascote, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Camacan e Belmonte.

A força-tarefa mobilizada pelo governo do estado segue atuando para atendimento à população afetada, com equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Grupamento Aéreo da Polícia Militar e a Defesa Civil do estado. Os profissionais levam remédios e alimentos para pessoas ainda isoladas, além de fornecer atendimentos e remoções de idosos doentes e mulheres grávidas.

 

Esta postagem foi modificada pela última vez em 17 de dezembro de 2021 08:23

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Ingressos para estreia do Flamengo de Guanambi na Série B do Baianão 2022 já estão a venda

Começou nesta quinta-feira (19), a venda de ingressos para a partida entre Flamengo de Guanambi…

Três linhas de ônibus passam por alterações no itinerário em Vitória da Conquista

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informou que houve alterações nos itinerários das linhas…

Azul inicia venda de passagens do voo Guanambi-Salvador

A Azul Linhas Aéreas iniciou a venda de passagens do novo voo da empresa, ligando…

Padre Joãozinho fará show de encerramento da Festa de Santo Antônio em Guanambi

No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, padroeiro de Guanambi, o encerramento da…

Inmet amplia alerta de declínio de temperatura para 162 municípios da Bahia

O avanço da massa de ar polar sobre o Sul e Sudeste do país já…

Cargas irregulares avaliadas em R$ 3,38 milhões foram interceptadas em Vitória da Conquista e outras duas cidades

A Operação Fechando o Cerco, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), intensifica a atuação…