Bahia

Patrulha do Sossego foi implantada em Vitória da Conquista

Publicado por
Compartilhado

A Prefeitura Municipal, as polícias Militar e Civil e o Ministério Público vão somar forças para combater, de forma integrada, o som em volume excessivo em Vitória da Conquista. É a chamada Patrulha do Sossego, apresentada durante coletiva de imprensa realizada, nesta quinta-feira (16), na sede do Deserg, com a presença dos órgãos envolvidos.

Conforme informou o major Chagas da Polícia Militar, a patrulha visa fazer frente ao crescente número de ocorrências referentes à perturbação do sossego registradas na cidade. Segundo o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, desde o início do ano, foram registradas 14.461 chamadas relacionadas ao tema, o que corresponde a 30% de todos os chamados atendidos pelo órgão.

A perturbação do sossego alheio, mediante gritaria, algazarra, abuso de instrumentos musicais, sinais acústicos, dentre outras situações e independente do horário, é crime previsto na Lei de Contravenção Penal (Lei nº 3.688/1941), passível de prisão simples ou multa.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, a Patrulha do Sossego foi criada numa boa hora porque ela vai contribuir para fortalecer as ações já realizadas pelos órgãos envolvidos, com destaque para o setores de Posturas, que atua na fiscalização desse tipo de crime nos estabelecimentos comerciais, e do Simtrans.

Segundo a gestão municipal, além dos estabelecimentos públicos e privados, o grupo também combaterá a perturbação do sossego nas residências e contará com a atuação da Guarda Civil Municipal no apoio das ações.

Num primeiro momento, será feito o trabalho educativo com a população para informar sobre a existência desse serviço e os canais para denúncia (190, 156, 3420-7009) e conscientizar a respeito do bom senso necessário quando o assunto é som alto. A primeira patrulha educativa acontecerá na próxima quinta-feira (23), a partir das 17 horas, nos bairros que têm maior incidência desse tipo de crime.

Além da Guarda Civil Municipal, o Deserg também apoiará as ações da Patrulha, cedendo um espaço no órgão para armazenamento do material apreendido, enquanto ocorre a decisão judicial.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 17 de dezembro de 2021 11:03

Publicado por

Notícias recentes

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio