Bahia

Uesb desenvolve Software que propõe nova forma de ensinar programação

Publicado por
Joana Martins
Compartilhado

Aprender linguagens e códigos de programação pode ser considerado por muitos algo extremamente desafiador. Por utilizar cálculos matemáticos e lógica aplicada, é comum achar que a área não abre espaço para a criatividade. Pensando em uma maneira de ensinar as lógicas básicas de programação de forma leve e interativa, membros do Laboratório remoto em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Lara) da Uesb, campus de Vitória da Conquista, desenvolveram a biblioteca de programação NineJs.

O NineJs reúne a possibilidade de criar histórias interativas, com uma biblioteca de programação totalmente em português e gratuita. A proposta é ensinar a linguagem de programação de maneira contextualizada, por meio da criação de histórias, indo além dos códigos matemáticos. As bibliotecas funcionam como fórmulas, dentro da linguagem de programação, que levam a resultados. Quando documentados, esses resultados podem ser utilizados por outros programadores, a fim de obter resultados semelhantes.

Recentemente, o NineJs recebeu a Certificação de Registro de Programa de Computador pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), documento de abrangência nacional e internacional. Para a professora Maísa Lopes, uma das criadoras do programa, a visibilidade e a credibilidade dessa certificação é uma das implicações positivas. “O fato de ser registrado é uma visibilidade maior para o nosso projeto. Criamos a biblioteca e ainda temos muita caminhada pela frente. Essa certificação pode trazer, inclusive, pessoas interessadas nesse desenvolvimento”, avalia a docente.

Natália Pinheiro, estudante de Ciência da Computação na Uesb e membro da equipe de criação do NineJs, destaca que outro objetivo da biblioteca é desenvolver habilidades de planejamento, lógica e execução de tarefas na programação. “Quando a gente começa a estudar Computação, as tarefas são muito simples e acabamos não nos preocupando, por exemplo, com o planejamento. Mais pra frente, percebemos a importância disso. Com esse programa, os alunos podem aprender a importância de planejar antes, desenvolvendo uma história”, explica a discente.

Além de Maísa e Natáia, o desenvolvimento do NineJs contou com a participação do estudante Euler Lima, também do curso de Ciência da Computação. Segundo os criadores, o programa ainda possibilita que seus usuários contribuam com a ampliação do software, devido ao fato dos códigos serem abertos a todos. Para 2022, o grupo pretende ainda desenvolver um ambiente de atividades on-line e leitura das histórias interativas criadas com o NineJs.

Pesquisadores da Uesb estão entre os mais influentes do mundo

Recentemente, uma publicação do Journal Plos Biology, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, trouxe um incentivo a mais para pesquisadores em uma escala global, ao publicar o ranking dos cientistas mais influentes do mundo. A Uesb está presente na lista por meio do trabalho dos pesquisadores Matheus Melo Pithon, Marcos de Almeida Bezerra e Valfredo Azevedo Lemos.

 

Joana Martins
Publicado por
Joana Martins

Notícias recentes

Ingressos para estreia do Flamengo de Guanambi na Série B do Baianão 2022 já estão a venda

Começou nesta quinta-feira (19), a venda de ingressos para a partida entre Flamengo de Guanambi…

Três linhas de ônibus passam por alterações no itinerário em Vitória da Conquista

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informou que houve alterações nos itinerários das linhas…

Azul inicia venda de passagens do voo Guanambi-Salvador

A Azul Linhas Aéreas iniciou a venda de passagens do novo voo da empresa, ligando…

Padre Joãozinho fará show de encerramento da Festa de Santo Antônio em Guanambi

No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, padroeiro de Guanambi, o encerramento da…

Inmet amplia alerta de declínio de temperatura para 162 municípios da Bahia

O avanço da massa de ar polar sobre o Sul e Sudeste do país já…

Cargas irregulares avaliadas em R$ 3,38 milhões foram interceptadas em Vitória da Conquista e outras duas cidades

A Operação Fechando o Cerco, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), intensifica a atuação…