Bahia

IPVA terá aumento médio de 22,8% e poderá ser parcelado em cinco vezes na Bahia

Publicado por
Joana Martins
Compartilhado

O calendário para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na Bahia foi divulgado nesta quarta-feira (22). A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) informou que o IPVA também terá aumento médio de 22,8% no próximo ano.

De acordo com a secretaria, a alíquota do imposto era a mesma na Bahia há 18 anos. Informou ainda que como tem acontecido em todo o país, os preços têm sido fortemente impactados pela inflação e pela conjuntura internacional de escassez de peças.

Esse aumento teve como base a pesquisa de valor de mercado dos veículos feita pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) a partir das informações de outubro de 2021.

Segundo a Sefaz, com o objetivo de atenuar o efeito dessa nova realidade do mercado sobre o custo do IPVA, o governo da Bahia anunciou o desconto de 20% no pagamento antecipado, até 10 de fevereiro, do valor integral do IPVA em 2022.

Nos anos anteriores, quem quitava o IPVA em fevereiro tinha 10% de abatimento, e quem optava pela quitação no início do parcelamento recebia 5% de desconto.

Além disso, será possível parcelar o pagamento do imposto em cinco vezes. Tradicionalmente, o contribuinte baiano podia parcelar o IPVA em três vezes.

A data de vencimento do imposto varia de acordo com o número final da placa do veículo. O parcelamento em cinco vezes poderá ser feito a partir de março, quando tem início o calendário que fixa os prazos para início do pagamento parcelado, conforme o número final da placa do veículo.

Tabela IPVA 2022 — Foto: Divulgação

As mudanças estão definidas em portaria publicada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) na edição desta quinta-feira (23), do Diário Oficial do Estado (DOE). As informações estão disponíveis no site do órgão ou via 0800 071 0071.

De acordo com o fisco estadual, a frota tributável da Bahia é de cerca de 2,2 milhões de veículos, e o IPVA constitui a segunda fonte de arrecadação tributária do Estado.

O valor arrecadado com o imposto é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.

Parcelamento em cinco vezes
Para fazer o parcelamento, é preciso que o valor devido seja no mínimo R$ 120. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com a apresentação apenas do número do Renavam.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 23 de dezembro de 2021 10:04

Joana Martins
Publicado por
Joana Martins
Tag IPVA

Notícias recentes

Inmet amplia alerta de declínio de temperatura para 162 municípios da Bahia

O avanço da massa de ar polar sobre o Sul e Sudeste do país já…

Cargas irregulares avaliadas em R$ 3,38 milhões foram interceptadas em Vitória da Conquista e outras duas cidades

A Operação Fechando o Cerco, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), intensifica a atuação…

Loja Zema de Livramento de Nossa Senhora foi destruída por incêndio, Bombeiros de Guanambi atuaram no combate às chamas

Uma equipe do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Guanambi (2ºSGBM) foi acionada pouco antes da…

Prorrogadas inscrições de professores para o Programa de Mentoria Online da Uesb

O Programa de Mentoria On-line: Construir Docência (Construdoc) prorroga inscrições para candidatos a professor iniciante…

Hemoba solicita Doações de Sangue por Estado Crítico nas unidades do Estado

A Fundação Hemoba alerta sobre a importância da continuidade da doação de sangue dos voluntários…

Medida Provisória que regulamenta educação domiciliar foi aprovada pelo Câmara Federal

A Câmara de Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (18), o texto-base do projeto de…