Bahia

Dúvidas sobre licenciamento de veículos e CRLV são esclarecidas pela Sefaz e pelo Detran

Publicado por
Redação
Compartilhado

Para obter o licenciamento completo dos veículos é necessário quitar outros itens além do IPVA, alertam a  Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). Somente desta forma o automóvel estará regularizado e o proprietário poderá obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que comprova não haver nenhum tipo de pendência com os órgãos envolvidos.

Além do tributo, é preciso pagar os débitos do licenciamento anual e de multas, se houver.

Sefaz e Detran têm recebido, via redes sociais, mensagens com dúvidas sobre o tema, especialmente por parte de contribuintes que pagaram o IPVA, mas como ainda tinham o licenciamento em aberto, não conseguiram emitir o CRLV digital.

Para realizar o pagamento, o contribuinte deve ir até uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando informar o número do Renavam. O calendário completo e mais informações estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br ou então no www.detran.ba.gov.br. A Sefaz ainda dispõe do Call Center, pelo 0800 071 0071, e do faleconosco@sefaz.ba.gov.br.

A Sefaz-BA alerta os contribuintes para as datas de vencimento do IPVA em maio. Os donos de automóveis de placas com finais 1, 2, 3, 4, 5 e 6 possuem prazos terminando neste mês.

Os proprietários de veículos com placas de final 5 podem quitar o imposto em cota única com 10% de desconto até o dia 30 e os de placa final 6 até o dia 31, também com o abatimento de 10%. Outra opção é pagar a primeira das cinco cotas do IPVA, sem desconto, nessas mesmas datas.

Já os donos de automóveis com placas 3 e 4 que dividiram o tributo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota até 27 e 30 de maio, respectivamente. Por fim, os proprietários de carros com placas 1 e 2 que também parcelaram o imposto precisam pagar a terceira cota até dias 30 e  31 de maio, respectivamente.

Ainda segundo a Sefaz, com o objetivo de reduzir os efeitos da inflação para os proprietários de veículos, o Governo do Estado ampliou os percentuais de descontos e o número de parcelas para pagamento do IPVA 2022. No caso do pagamento antecipado, até 10 de fevereiro, o abatimento passou de 10% para 20%.

Também foi dobrado o desconto para pagamento integral até a data da primeira cota, que mudou de 5% para 10%. Além disso, o parcelamento também foi ampliado, já que tradicionalmente o contribuinte baiano podia parcelar o imposto em três vezes.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 24 de maio de 2022 09:49

Redação
Publicado por
Redação

Notícias recentes

Azul vende passagens para voo direto de Montes Claros a Guanambi

A Azul Linhas Aéreas disponibilizou a venda de passagens de Montes Claros para Guanambi. As…

Mulheres de comunidade rural de Pindaí melhoram renda com a produção de hortaliças e frutíferas

As agricultoras da Associação de Mulheres Estrela Dourada, localizada na comunidade do Jacu, zona rural…

Caso suspeito de varíola dos macacos em Caetité foi descartado

Por meio do boletim de Vigilância, Alerta e Resposta ao Evento de Saúde Pública –…

Novos casos da varíola dos macacos foram confirmados em Feira de Santana, Salvador e Xique-Xique

Mais cinco casos da varíola dos macacos (Monkeypox) foram registrados nesta quarta-feira (10) na Bahia. De…

Concurso da Câmara de Camaçari oferta 50 vagas

A Câmara Municipal de Camaçari abriu Concurso Público visando preencher 50 vagas para 14 cargos…

Estado da Bahia repudia demolição de imóvel de Frans Krajcberg em Nova Viçosa

O Governo da Bahia emitiu uma nota de repúdio após a demolição de um imóvel…