Meteorologia prevê muita chuva na bacia do rio São Francisco nos próximos dias

chuva na bacia do rio São Francisco
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Os níveis dos reservatórios devem continuar subindo pois a meteorologia está prevendo muita chuva na bacia do rio São Francisco nos próximos dias, com volumes significativos nas cabeceiras, desde a região central de Minas Gerais, até no reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho, no sertão baiano.

Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) já está em formação e deve levar muitas nuvens carregadas para várias regiões do país. Este sistema meteorológico tende a se posicionar sobre a região Centro-Oeste e Sudoeste, além da metade Oeste da Bahia.

Minas Gerais deverá receber os maiores acumulados, superiores a 240mm em Belo Horizonte. Também são esperados acumulados nesta mesma faixa em toda a cabeceira do São Francisco à montante do reservatório da Hidroelétrica de Três Marias, na região Central do Estado. Apenas nos vales do Mucuri e Jequitinhonha deve chover abaixo de 100 mm.

Na Bahia, as regiões atingidas de forma drástica pela última ZCAS terão a volta das chuvas, após alguns dias de estiagem, porém os volumes devem ser bem menores sobre o Sudoeste e Sul. Já na região Oeste e na margem esquerda do Velho Chico os acumulados podem superar 130 mm.

Em Barreiras pode chover cerca de 150 mm e em Santa Rita de Cássia pode chegar a 220 mm. Já em Guanambi, o acumulado deve ficar na casa de 150 mm, mas pode passar de 180 mm em algumas localidades, como Carinhanha e Malhada, primeiras cidades baianas às margens do rio.

Nas demais bacias hidrográficas do Estado as chuvas devem ser menos significativas. Em Vitória da Conquista, Poções e Jequié, a previsão é de que chova entre 20 e 40 mm, a partir do fim da primeira semana do ano. No Sul do Estado, os modelos meteorológicos são divergentes, com previsões que variam de 30 a 60 mm em toda a faixa de divisa com Minas Gerais e Espírito Santo.

Três Marias

Segundo a Cemig, responsável pela gestão da Usina Hidroelétrica de Três Marias, o reservatório está com 52.23% de volume útil. A operação acontece com defluência mínima de 153,29 m³/s e afluência de 1.916,77 m³/s, o que indica que haverá aumento significativo no nível nos próximos dias com mais chuva na bacia do rio São Francisco.

Sobradinho

Mesmo com pouca defluência em Três Marias, o nível do rio permanece razoavelmente alto em todo o Médio São Francisco. A vasão passa de 4 mil m³/s a partir de Bom Jesus da Lapa até o lago de Sobradinho, onde o volume também está em 52%.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile