A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi está investigando dois casos suspeitos de Flurona, contaminação simultânea de Covid-19 e H3N2, variante da Influenza A que causa gripe.
A idade e o sexo dos pacientes não foram informados. De acordo com a pasta, eles apresentam sintomas leves das duas infecções e estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados por equipes de saúde.
O material para análise, diagnóstico e confirmação ou não do caso foi enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA). A secretaria ainda aguarda os resultados.
Nos primeiros dias de 2022, o número de casos de Covid-19 voltou a crescer em Guanambi. Apenas na manhã desta terça-feira (4), mais de 170 pacientes procuraram atendimento no PA Covid-19. Devido o estado de saúde, 4 pacientes foram internações e 10 ficaram em observação, tomando medicações e soro.
Ainda de acordo a Secretaria, está sendo analisando a possibilidade de colocar um toldo novamente em frente a unidade, para dá conta do atendimento e melhorar a triagem. Além disso, a gestão está estudando possibilidades ampliada o efetivo e realizando compras de insumos.
O setor do Pronto Atendimento (PA Covid), que estava reservado para internamentos de pacientes da UPA, voltou a ser exclusivo para casos suspeitos de Covid-19 e Influenza. “Estamos com a equipe centrada neste novo desafio, Guanambi se destacou na Bahia no enfrentamento da Covid e também na vacinação, com muito trabalho e colaboração de todos, venceremos esta epidemia de gripe que assola o nosso país”, disse a secretária Nancy Ferraz.
A coordenadora do PA Covid-19, Zane Almeida, solicitou que a população mantenha os cuidados básicos sanitários, de higiene, uso de máscaras e distanciamento social. Em caso de sintomas gripais, procure a unidade.
Em Urandi, a 70 quilômetros de Guanambi, foi confirmada a primeira morte de paciente infectado com a H3N2.