Devido ao período de chuvas em Vitória da Conquista, no mês de dezembro, foi alterado o cronograma de funcionamento dos novos radares que foram instalados nas principais vias de Vitória da Conquista. Segundo a prefeitura, a previsão é que nos próximos dias comecem o funcionamento de mais 11 novas vias, totalizando 28 faixas de fiscalização no município.
Os trabalhos de instalação já estão em fase final e na próxima semana, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) fará a aferição dos aparelhos, para atestar que eles estão funcionando conforme os parâmetros exigidos. Após a inspeção do Ibametro, a Semob anunciará a data de início da fiscalização eletrônica.
Alguns aparelhos já estão ligados, mas apenas para para testagem, sem gerar infrações para os condutores. Segundo a prefeitura, neste momento, os equipamentos estão coletando dados quantitativos e volumétricos do fluxo de veículos.
Os novos radares estão instalados nas avenidas Laura Nunes, Gilenilda Alves, Presidente Vargas, Luís Eduardo Magalhães e Paraná, onde o limite de velocidade será de 40 km/h, e nas avenidas Brumado e Olívia Flores, onde a velocidade permitida será de até 50 km/h.
Além disso, quatro aparelhos de avanço/parada serão responsáveis por registrar e notificar os veículos que ultrapassam o sinal. Eles estão localizados nos cruzamentos da Otávio Santos com Vivaldo Mendes; Régis Pacheco com Crescêncio Silveira; São Geraldo com Silfredo Pedral (Rua 10 de Novembro); e Otávio Santos com Siqueira Campos.
No ano passado, as cinco vias da cidade que já possuem radares apresentaram uma queda de 50,8%, em média, no número de acidentes de trânsito sem vítimas, em relação ao mesmo período de 2019 e 2020.