Região de Guanambi

Guanambi volta a registrar óbito relacionado à Covid-19 após mais de três meses, casos ativos passaram de 700

Publicado por
Compartilhado

Depois de mais de três meses, o município de Guanambi voltou a registrar morte de paciente relacionada às complicações da Covid-19. De acordo com boletim da Secretaria Municipal de Saúde desta segunda-feira (17), um homem de 60 anos foi a 130ª vítima da doença desde o início da pandemia, em 2020.

Segundo a pasta, o óbito aconteceu na noite da última sexta-feira (14), no Hospital Municipal de Caetité (Unacon). O paciente foi admitido no dia 3 de janeiro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) em Guanambi, onde ficou internado por 12 dias em decorrência de complicações da Diabetes Mellitus.

No mesmo dia da morte, ele foi submetido a um teste rápido que confirmou a contaminação pelo coronavírus. Na sequência, o paciente foi transferido para na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Caetité, onde chegou a fazer uso de ventilação mecânica, mas não resistiu e morreu. De acordo com o boletim, além de diabético ele era também hipertenso.

A última morte causada por complicações da Covid-19 em Guanambi até então ocorreu no dia 2 de outubro. A vítima foi um homem de 68 anos que estava internado na UTI do Hospital Geral de Guanambi (HGG).

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Guanambi, outros dois óbitos que estavam em investigação tiveram as descartadas a Covid-19 como causa.

Casos ativos

O número de casos ativos em Guanambi aumentou consideravelmente em janeiro, chegando a 733 nesta segunda-feira com a confirmação de mais 133 nas últimas 24 horas.

A média móvel dos últimos sete dias é de 87,1 casos por dia, ou 610 em uma semana, estatísticas semelhantes às registradas em junho de 2020, mês mais intenso da pandemia em Guanambi.

No momento, outros 586 pacientes com sintomas ou que tiveram contato com pessoas infectadas aguardam os resultados dos exames laboratoriais. Seis pacientes estão internados com confirmação ou suspeita da Covid-19 no município.

Entre os internados, cinco estão com diagnóstico confirmado e um aguarda resultado dos exames. Dois deles estão internados em leitos de UTI do HGG e da Unacon, outros quatro estão no Pronto Atendimento (PA), onde também há quatro pacientes em observação.

A Secretaria de Saúde deixou de divulgar as estatísticas de procura por atendimento no PA. Mesmo assim, é notório o aumento de pacientes que vão à unidade de saúde relatando sintomas gripais.

Ainda nesta semana, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos deve ser iniciada em Guanambi. As primeiras doses das vacinas pediátricas serão destinadas à aqueles com comorbidades ou deficiência permanente.

Esta postagem foi publicada em 17 de janeiro de 2022 21:34

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

ANTT aprovou construção de ponte ferroviária de 1,6 km entre dois estados

O projeto executivo para construção de uma nova ponte ferroviária foi aprovado pela Agência Nacional…

30 de abril de 2024

PRF apreendeu mais de 50 quilos de entorpecentes em Barreiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta terça-feira (30), cerca de 50kg de…

30 de abril de 2024

Brasil registrou mais de 244 mil empregos formais em março

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgou nesta terça-feira (30), pelo…

30 de abril de 2024

Estudantes da rede estadual com deficiência visual receberam óculos inteligentes

A Secretaria da Educação do Estado da Baia (SEC) divulgou nesta segunda-feira (29) que realizou…

30 de abril de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça, 30 de abril,…

30 de abril de 2024

Governo da Bahia lançou 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar da agricultura familiar

Por meio de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas para aquisição…

30 de abril de 2024