A Polícia Militar tem trabalhado no combate à pesca ilegal no rio São Francisco e nas lagoas das margens em Carinhanha e Malhada. Desta vez, aproximadamente 700 metros de redes armadas na Lagoa do Mocambo foram apreendidas em Malhada.
A ação aconteceu no início da noite deste domingo (16), por meio de policiais da 3ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM/Guanambi).
Além de praticar a pesca predatória, os pescadores donos das redes, ainda não identificados pela polícia, estão infringindo a proibição de pesca no período da piracema, iniciado em novembro de 2021, com finalização apenas em 28 de fevereiro de 2022.
A pesca nesta época é proibida por conta do processo de reprodução dos peixes. Neste sentido, as comunidades onde parte do sustento vem da pesca precisam estar atendas a estas questões para garantir fartura de peixes após o período reprodutivo.
A região de Malhada e Carinhanha passa por um momento de cheia no rio São Francisco. O nível do rio está subindo lentamente nas duas cidades e deve atingir a estabilidade no início desta semana.