A Secretária de Saúde do município de Guanambi iniciará a campanha de vacinação das crianças de 5 a 11 anos, na próxima sexta-feira (21). As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (19).
De acordo com a pasta, a vacinação acontecerá das 8h às 11h, nas unidades de saúde da sede e distritos. Nessa primeira fase serão vacinadas apenas crianças com comorbidades ou deficiência física permanente.
O município não aderiu o cadastro prévio, assim como foi feito em Vitória da Conquista e Salvador. No entanto, momento da vacinação, é obrigatória apresentação do relatório médico e as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos ou assinatura de Termo de Autorização por parte dos acompanhantes.
As crianças serão vacinadas com a dose pediátrica da Pfizer.
Aumento da demanda por vacina
Ainda nesta quarta-feira (19), a diretora da Vigilância Epidemiológica de Guanambi, Eugênia Cotrim, falou sobre a alta demanda por vacinas adultas e a perspectiva do recebimento de mais doses para a terceira dose para a próxima semana. ” Com a diminuição do prazo da segunda para a terceira dose, aumentou a demanda na cidade. Estamos recebendo vacina constantemente e distribuído para a população”, explicou Cotrim.
A diretora afirmou ainda que há previsão de 5 mil doses de vacina para a semana que vem, além das que já estão sendo administradas no município no momento. “Não há necessidade de pânico e de dormir em filas”, frisou.
Como medida para incentivar a vacinação em Guanambi, por meio de decreto, tornou-se obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, duas doses ou dose única a depender do imunizante, juntamente com documento de identificação com foto, entrar em comércios, órgãos públicos e estaduais. Além disso, o prefeito limito evento a até 300 pessoas.