Guanambi e Região

Adolescentes e jovens se arriscam pulando de paredão às margens do rio São Francisco em Carinhanha

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

As tarde em Carinhanha têm sido de emoção e diversão para alguns jovens que se arriscam pulando do paredão do cais do rio São Francisco. Desde que o rio começou a encher e as águas avançaram sobre as margens, tem sido comum as cenas de saltos na água.

Apesar do risco de ferimentos e afogamento, é comum em todos os anos de cheia que pessoas de várias idades, inclusive crianças, se arrisquem na imensidão do rio que registra um dos maiores níveis dos últimos anos.

No momento salto, existe o risco do banhista acabar caindo sobre um tronco ou galhos de árvores trazidos pela cheia e se ferir com gravidade. Também pode acontecer de alguém ser levado pela correnteza a não conseguiu chegar à margem do rio.

Na tarde deste sábado (22), alguns dos banhistas se exibiram para a câmera do drone da Agência Sertão que fazia imagens do rio na cidade. Em tempos normais, sem cheia, do rio ao paredão são cerca de oito metros, com o rio bem acima do normal, a altura é pouco maior do que dois metros, mas a profundidade fica a cada dia maior.

O rio São Francisco chegou à cota de 7,80 metros em Carinhanha e deve subir mais alguns centímetros pelos próximos quatro ou cinco dias, tendo em vista que o pico da cheia começou a ser atingido no Norte de Minas Gerais e o tempo de viagem da água até chegar em território baiano.

Mesmo com as comportas da Usina Hidroelétrica de Três Marias abertas, na Região Central de Minas, o volume de água que desce pelo rio começa a diminuir com a interrupção das chuvas constantes do início do ano. Como o rio tem seu traçado muito longo e a área de drenagem da bacia é muito grande, a cheia vai continuar na Bahia pelos próximos dias.

Na hidroelétrica de Sobradinho, o volume do reservatório chegou a 66,25% e continua subindo com a chegada de mais água. Neste sábado, a defluência teve aumento de 500 m³/s chegando a 3.800 m³/s, com previsão de chegar a 4.000 m³/s na segunda-feira (24).

Com a abertura das comportas, a paisagem já mudou nas cidades baianas e pernambucanas banhadas pelos Velho Chico, como Juazeiro/BA e Petrolina/BA, cidades divididas pelo rio. O nível também está aumentando nas cidades de Alagoas e Sergipe, pois a defluência também está sendo aumentada na hidroelétrica de Xingó.

Veja também:

Esta postagem foi modificada pela última vez em 24 de janeiro de 2022 04:36

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Presidente da Câmara assumiu Prefeitura de Vitória da Conquista para férias da chefe do executivo

A partir desta segunda-feira (4), a prefeitura de Vitória da Conquista terá como prefeito interino…

Ânima/UniFG está selecionando para vagas de emprego em Guanambi

O Centro Universitário UniFG, instituição pertencente ao ecossistema Ânima, está com vagas de emprego abertas…

Caminhão tombou interditando parte da pista em frente à rodoviária de Caetité

Na manhã desta segunda-feira, 04, um caminhão VW/24-250, Mirabela-MG carregado de serragem tombou na avenida…

Escolas estaduais e particuares também adiaram retorno às aulas em Guanambi

Além da rede municipal de ensino, escolas das redes estadual e privada também suspenderam o…

Vitória da Conquista realiza campanha contra hepatites virais no julho amarelo

A prefeitura de Vitória da Conquista, através de sua Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e…

Festa de São João e Cavalgada animam próximo final de semana em Matina

A prefeitura municipal de Matina vai realizar o São João da cidade nesta semana. A…