Adolescentes e jovens se arriscam pulando de paredão às margens do rio São Francisco em Carinhanha

Foto: Agência Sertão

As tarde em Carinhanha têm sido de emoção e diversão para alguns jovens que se arriscam pulando do paredão do cais do rio São Francisco. Desde que o rio começou a encher e as águas avançaram sobre as margens, tem sido comum as cenas de saltos na água.

Apesar do risco de ferimentos e afogamento, é comum em todos os anos de cheia que pessoas de várias idades, inclusive crianças, se arrisquem na imensidão do rio que registra um dos maiores níveis dos últimos anos.

No momento salto, existe o risco do banhista acabar caindo sobre um tronco ou galhos de árvores trazidos pela cheia e se ferir com gravidade. Também pode acontecer de alguém ser levado pela correnteza a não conseguiu chegar à margem do rio.

Na tarde deste sábado (22), alguns dos banhistas se exibiram para a câmera do drone da Agência Sertão que fazia imagens do rio na cidade. Em tempos normais, sem cheia, do rio ao paredão são cerca de oito metros, com o rio bem acima do normal, a altura é pouco maior do que dois metros, mas a profundidade fica a cada dia maior.

O rio São Francisco chegou à cota de 7,80 metros em Carinhanha e deve subir mais alguns centímetros pelos próximos quatro ou cinco dias, tendo em vista que o pico da cheia começou a ser atingido no Norte de Minas Gerais e o tempo de viagem da água até chegar em território baiano.

Mesmo com as comportas da Usina Hidroelétrica de Três Marias abertas, na Região Central de Minas, o volume de água que desce pelo rio começa a diminuir com a interrupção das chuvas constantes do início do ano. Como o rio tem seu traçado muito longo e a área de drenagem da bacia é muito grande, a cheia vai continuar na Bahia pelos próximos dias.

https://agenciasertao.com.br/2022/01/18/nivel-do-rio-sao-francisco-continua-subindo-em-minas-bahia-e-pernambuco/

Na hidroelétrica de Sobradinho, o volume do reservatório chegou a 66,25% e continua subindo com a chegada de mais água. Neste sábado, a defluência teve aumento de 500 m³/s chegando a 3.800 m³/s, com previsão de chegar a 4.000 m³/s na segunda-feira (24).

Com a abertura das comportas, a paisagem já mudou nas cidades baianas e pernambucanas banhadas pelos Velho Chico, como Juazeiro/BA e Petrolina/BA, cidades divididas pelo rio. O nível também está aumentando nas cidades de Alagoas e Sergipe, pois a defluência também está sendo aumentada na hidroelétrica de Xingó.

Veja também:

https://agenciasertao.com.br/2022/01/24/bombeiros-e-marinha-procuram-corpo-de-ocupante-de-barco-que-virou-no-rio-sao-francisco/

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile