Norte de Minas

Rio São Francisco atingiu pico da cheia no Norte de Minas

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

A imponência do rio São Francisco voltou a ser vista mais uma vez como não se via há pelo menos 15 anos no Norte de Minas Gerais. As cheias dos principais afluentes, causadas pelas chuvas expressivas do início do ano chegou com mais força nesta região durante esta semana e seguem em direção a Bahia.

O nível do rio São Francisco permanece estável em Pirapora, na Região Central Mineiras. Sem a cheia do rio Abaeté e com o controle da vazão na hidroelétrica de Três Marias, ele permanece próximo à cota 3,9 metros (m), sem grandes riscos de alagamentos na cidade.

Imagem de satélite desta sexta-feira (21, da cidade de São Francisco/MG | Land Viewer

Neste momento, o reservatório da barragem administrada pela Cemig está com 93,57% de seu volume útil. Após registrar um recorde histórico de vazão afluente no último dia 13, com pico de mais de 9.200 m³/s, a entrada de água no lago diminuiu e já está abaixo da afluência. São por volta de 2.800 m³/s de água chegando e pouco mais de 3.000 m³/s saindo pelas turbinas e comportas, liberando mais espaço para retenção de eventuais novas cheias até o fim do período chuvoso.

Em São Romão, já abaixo da foz do rio das Velhas, o Velho Chico começou a recuar alguns centímetros desde quarta-feira (19). Já na cidade de São Francisco, o pico foi atingido nesta sexta-feira (21). De acordo com dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Serviço Geológico do Brasil (CRPM), durante a madrugada, o rio subiu à cota de 10,18 m.

Com a cheia, a travessia do rio por Balsa na cidade para a MG-402 está durando cerca de duas horas e o tempo de espera pode passar de 15 horas a depender do fluxo.

Na manhã deste sábado (22), o nível já estava oscilando entre 10,10 e 10,12 m e deve cair mais um pouco devido às baixas no rios Abaeté, das Velhas e Paracatu. Os três chegaram a vazões que somadas passavam de 6.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) e hoje estão chegando à foz com volumes bem menores devido à diminuição das chuvas na bacia.

O rio ainda vai subir mais alguns centímetros nas cidades de Januária, Itacarambi e Manga e em todo trecho baiano até o reservatório da hidroelétrica de Sobradinho. Em Remanso, última cidade antes do lago, o nível ainda vai subir por pelo menos mais uma semana levando em conta o tempo de escoamento das águas.

Somente em Minas Gerais, são aproximadamente 236 mil quilômetros quadrados (km²) de áreas de drenagem, por onde toda água das chuvas descem em direção ao Velho Chico. Estas áreas correspondem às regiões, Metropolitana de Belo-Horizonte, Central, Oeste, Noroeste e Norte de Minas.

Bahia

O rio São Francisco segue em elevação nas cidades baianas de Malhada e Carinhanha, primeiras a receberem suas águas. Assim como nas cidades do Norte de Minas, a cheia não avança sobre as cidades, no entanto, dezenas de comunidades ribeirinhas ficaram isoladas ou precisaram ser removidas de suas casas. Em Bom Jesus da Lapa, o nível chegou a 8,83.

Sobradinho

A Hidroelétrica de Sobradinho liberou mais 500 m³/s nesta manhã deste sábado. Com isso, a vazão total vertida está em 3.800 m³/s, o que está elevando o nível do rio nas cidades da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, já que a Hidroelétrica de Xingó também está praticando a mesma vazão.

Em Juazeiro e Petrolina, rio São Francisco já subiu quase 2,5 metros após maior abertura de comportas em 15 anos

Até segunda-feira (24), serão liberados mais 200 m³/s, chegando a 4.000 m³/s de defluência.

O volume útil chegou a 66,25% nesta sexta-feira e a afluência estava em 5320 m³/s.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 22 de janeiro de 2022 11:34

Tiago Marques

Notícias recentes

Flamengo de Guanambi e Grapiúna ficaram no 0 a 0 na estreia da Série B do Baianão

O Flamengo de Guanambi recebeu o Grapiúna na tarde deste domingo (22) para a partida…

Duas crianças morreram e cinco ficaram feridas após incêndio em conjunto habitacional em Vitória da Conquista

Um incêndio no conjunto habitacional Lagoa Azul, no bairro Campinhos, terminou com duas crianças mortas…

Micks, Zema, Casas Bahia e outras empresas abriram vagas de emprego em Guanambi

Novas vagas de emprego foram abertas em Guanambi. Levantamento da Agência Sertão encontrou oportunidades em…

Farmacêuticos de Guanambi criaram associação da classe

Na última quinta-feira (19), profissionais da categoria farmacêutica do município de Guanambi se reuniram no…

Presidente do Flamengo de Guanambi diz que elenco é qualificado para chegar à Série A do Baianão

O Flamengo de Guanambi vai a campo neste domingo (22) em busca do acesso à…

Processo Seletivo da Setre-BA oferta 27 vagas temporárias

Foi publicado na edição desde sábado (22), o edital do Processo Seletivo da Setre-BA (Secretaria…