26.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Vídeo mostra balsa lotada iniciando travessia no rio São Francisco em Minas Gerais

Mais Lidas

Imagens impressionantes gravadas na cidade de Itacarambi, no Norte de Minas Gerais, estão circulando na internet. O vídeo mostra dezenas de pessoas se apertando entre carros, motos e caminhões na balsa que faz a travessia do rio São Francisco para o distrito de Mocambinho, no município de Jaíba, na margem direita.

De acordo com apuração da Agência Sertão, o vídeo foi gravado na última terça-feira (25), mesmo dia em que a empresa responsável pela balsa resolveu interromper o serviço, após a repercussão negativa por conta da falta de segurança evidente na embarcação. Em um comunicado divulgado na cidade informando a suspensão, a Colibri Transporte Fluvial disse que pretende retornar com o serviço nesta sexta-feira (28).

A empresa já havia mudado o local da balsa devido ao aumento do rio no porto onde a travessia normalmente é feita. Desde quinta-feira (20), o embarque estava acontecendo no porto do Cascalho, no fundo da rodoviária da cidade.

Também foram mudados os horários, devido à duração maior de navegação pelo aumento da distância e pela cheia do rio, cerca de sete quilômetros. A viagem a favor da correnteza durava pouco mais de uma hora e no sentido contrário mais de duas horas de um porto ao outro.

Além de veículos que buscam atravessar o rio para acessar as rodovias da região ou a BR-135 no sentido contrário, muitos trabalhadores utilizam a balsa para chegar até o outro lado, onde estão localizadas as plantações do projeto de irrigação do Jaíba. Alguns estão sem ter como chegar no trabalho, enquanto outros precisam pagar mais caro para fazer a travessia por lanchas que também prestam o serviço.

Caminhões e automóveis estão impossibilitados de atravessar rio por Itacarambi com a suspensão do funcionamento da balsa. A ponte mais próxima fica em Januária, a 70 quilômetros e o acesso do outro lado a Jaíba é bastante complicado. Em Manga, a 50 quilômetros, também há travessia de Balsa, no entanto, o tempo também está bastante elevado.

A fiscalização de segurança para navegabilidade no trecho é de responsabilidade do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil. A reportagem da Agência Sertão entrou em contato com assessoria da comunicação para saber o posicionamento diante das imagens de superlotação na embarcação. A situação está em apuração.

O pico da cheia do rio São Francisco está passando por Itacarambi nesta semana, a tendência é que ele comece a perder alguns centímetrosaté o fim de semana, de acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).

Na cidade de Manga, a água entrou na parte mais baixa da cidade pela lagoa do Uirapuru, chegando a atingir alguns comércios das ruas do entorno. A prefeitura chegou a instalar bombas para drenar a água da lagoa, mesmo assim, o nível continua subindo e deve permanecer assim pelos próximos três ou quatro dias.

No trecho de São Romão a Januária, o pico da  cheia ocorreu na última semana. Nos últimos dias, o nível vem perdendo alguns centímetros, mas continua acima da cota de inundação neste trecho.

Em Pirapora, com sem chuvas na região do Abaeté, o volume de água segue estável com a defluência de 3.000 m³/s da Hidroelétrica de Três Marias. A Cemig, responsável pela operação da usina, ainda não informou quando pretende alterar a vazão do reservatório. O volume útil chegou a 94% e atualmente está em 91% devido à diminuição do volume do São Francisco e afluentes à montante da barragem.

Na Bahia, o pico da cheia deve chegar até o fim da semana.

Veja Mais:

https://agenciasertao.com.br/2022/01/29/nivel-do-rio-sao-francisco-chega-no-maior-patamar-nas-primeiras-cidades-da-bahia/

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas