30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

Polícia resgatou 14 idosos em casa de acolhimento irregular em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Quatorze internos de um casa de acolhimento foram resgatados por policiais da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), nesta sexta-feira, 28, em Vitória da Conquista.

De acordo com a corporação, os idosos viviam em condições desumanas e eram vítimas de maus tratos. A ação contou com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde de Vitória da Conquista e ocorreu após a morte de um idoso.

O abrigo, localizado no Distrito Industrial de Vitória da Conquista, já vinha sendo investigado desde a morte de um idoso, em dezembro do ano passado. “Recebemos uma denúncia relatando o óbito de um interno que deu entrada em uma unidade de saúde, com lesões pelo corpo. Com o apoio de prepostos das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, iniciamos a apuração”, explicou o delegado Marcus Vinicius de Morais Oliveira, da 10ª Coorpin.

“Apuramos que o idoso teria sido vítima de maus tratos. A maioria dos internos possui problemas mentais e, após o resgate, foram encaminhados para atendimento médico, em seguida, para lares públicos”, acrescentou a autoridade policial.

De acordo com a Polícia Civil, o proprietário do abrigo, de 41 anos, vai responder por cárcere privado, maus tratos, exercício irregular da profissão, redução análoga à condição de escravo, por expor a perigo a integridade ou saúde física ou psíquica do idoso e por guarda ilegal de animal silvestre.

Um inquérito foi instaurado para apurar a morte do idoso e outras práticas delituosas. A instituição, que funcionava de forma irregular, foi interditada pela Vigilância Sanitária.

A polícia informou que a maioria dos internos possui problemas mentais e, após o resgate, foram encaminhados para atendimento médico, em seguida, para lares públicos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas